Manoel Cardoso Neto e Maria Pereira
Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri), de Uberlândia, MG, e professora do ensino fundamental da Secretaria da Educação dessa cidade mineira, por 30 anos, Vânia Pereira Salgado voltou para sua cidade natal, Monte Carmelo, MG, após perder o irmão caçula e a mãe em 2021, devido à covid. Enquanto aguarda o ato de aposentadoria, faz diariamente o percurso de 100 km que ligam essas duas cidades do Triângulo Mineiro. Solteira e sem filhos, resolveu curtir essa fase de sua vida com seus familiares mais próximos.
Outra decisão que tomou foi adquirir os dois livros publicados pela Editora Naves, para conhecer bem a história da família, por ser tetraneta de Manoel Cardoso Naves. Conhecido como Pai Neca, ele era do século anterior, criou dois grandes núcleos familiares e foi muito querido e um fazendeiro muito respeitado. Nessa região mineira chegaram dois integrantes da quinta geração da família no Brasil, vindos de Lavras, MG, Venâncio José Naves e José Francisco Naves, e praticamente todos os parentes das proximidades são descendentes deles.
Os livros – “A história da família Naves no Brasil”, elaborado pelas professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes (in memoriam), da Universidade Federal de Uberlândia; e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do economista Nilson N. Naves, ambos com a participação do jornalista Jales Naves – têm obtido excelente aceitação.
Descendência
Vânia é descendente do pecuarista Manoel Cardoso Neto, que não recebeu o Naves do avô e por isso seus herdeiros também não tem a assinatura da família. Filha de Berenice Pereira Cardoso e João Batista Salgado, eles são quatro irmãos: Weliton, agricultor, que está chegando aos 60 anos; ela, professora; Maiza, comerciante; e Alisson, advogado, de 1975, que faleceu de covid, sete dias antes de sua mãe, Berenice, também vítima dessa pandemia.
Manoel Cardoso Neto, que foi casado com Maria Pereira, da família Rezende, de Nova Ponte, MG, era proprietário da fazenda Rancharia, de 400 alqueires, em Monte Carmelo, onde criava gado; depois a vendeu e comprou outra, fazenda da Grama, de 100 alqueires, também para criar gado.
Vânia