Ilza Cristina
Educadora apaixonada pela inclusão, desenvolvimento educacional e gestão escolar, Ilza Cristina Peres, 45 anos, tem ampla experiência na educação básica e psicopedagogia, lidera projetos que promovem acolhimento, aprendizado e equidade no ambiente escolar. Ela passou a metade de sua vida em experiências nas redes particular e pública de ensino, investiu em seu projeto e atualmente é proprietária e diretora do Centro de Ensino Acolher, de Itaberaí, GO.
“Para mim a profissão de professor é, de fato, uma das mais nobres e fundamentais para o desenvolvimento da sociedade”, afirma. “Ensinar não é apenas transmitir conhecimentos, mas formar cidadãos, despertar sonhos e moldar futuros”. Ser professor, conforme ressalta, é aprender constantemente, é compartilhar valores, estimular o pensamento crítico e fazer a diferença na vida das pessoas.
Muito ligada à família, Ilza Cristina foi das primeiras a adquirir os dois livros lançados pela Editora Naves – “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes (in memoriam), da Universidade Federal de Uberlândia, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do economista e pesquisador Nilson N. Naves, de Londrina, PR, ambos com a participação do jornalista Jales Naves – e quer participar do Festival Cultural Naves Brasil, reunião familiar programada para 2025 em Brasília.
Trajetória
Goianiense, filha de Antônio Peres Naves, mineiro de Nova Ponte, e Diva de Oliveira Peres, natural de Itaberaí, Ilza Cristina passou parte de sua infância e juventude na cidade de Goiás, onde realizou seus estudos básicos, fez o Curso Normal / Magistério e se preparou para se tornar professora, para desenvolver sua paixão pela educação e pelo ensino.
É mãe dedicada de três filhas – Gabriele, 25 anos, cursando Odontologia na Universidade Federal de Goiás, com conclusão prevista para 2025; Isabele, 22 anos, cursando Direito na Universidade Federal de Jataí, com conclusão também prevista para 2025; e Mariele, estudante da terceira série do ensino médio.
“Minhas filhas são jovens estudiosas, empáticas e solidárias, refletindo valores familiares baseados em educação, dedicação e humanidade”, afirmou.
Missão de ensinar
“Se todos tivessem a oportunidade de vivenciar a missão de ensinar, compreenderiam ainda mais o valor da empatia, da paciência e da responsabilidade que essa profissão carrega. Professores são a base de todas as outras profissões”, completou.
Ilza Cristina é pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás, com ´pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional ICG e em Educação Inclusiva – ICG.
É professora com 22 anos de experiência nas redes particular e pública de ensino. Atuou no Colégio Santana, da cidade de Goiás, em parceria com as irmãs Dominicanas, mesma congregação do Externato São José, em Goiânia; é professora regente em sala de aula e na Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE); e psicopedagoga, com experiência no atendimento em consultório.