Solira Naves (Foto do álbum de família)

         Professora primária, que atuou em colégios da Capital, dentre os quais o Grupo Escolar Henrique Silva, no bairro de Campinas, e no movimento católico, na Paróquia de São Judas Tadeu, na vila Coimbra, ministrando cursos de catequese, faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 8, em Goiânia, Solira Naves, 83 anos. O corpo foi velado na Paxdomini, no setor Urias Magalhães, e o sepultamento ocorreu às 15h30, no Cemitério Parque, da Prefeitura Municipal.

Solteira, desde que a mãe, Ester Naves da Cunha, faleceu em 1994, ela residia sozinha no condomínio residencial Panorama Park II, Quartier Saint Martin, no Urias Magalhães, cujos vizinhos, nos últimos anos, ficaram próximos dela.

Natural de Cumari, GO, onde nasceu em 7 de outubro de 1940, filha dos primos Joaquim Rodrigues Naves Sobrinho e Ester Naves da Cunha, tinha um único irmão, Solino Naves, que residia em Brasília e faleceu em 2022, de covid. Ela fez o Magistério no Colégio Santa Clara e lecionou, por muitos anos, na agora Escola Estadual São Judas Tadeu, ao lado da Igreja.

Solira residiu com os pais, por muitos anos, na av. Minas Gerais com a rua Ipameri, em Campinas, onde seu pai Joaquim Naves teve um pequeno comércio, e levou, mais recentemente, uma vida solitária, mais isolada, pouco se relacionando com os parentes e vizinhos, com quem fez boas amizades. Três delas participaram do velório: Fleidna Maria Dias, síndica do Quartier Saint Martin, Suely Lopes e Nugma Lara Pereira Mesquita, que cedeu espaço no jazigo de sua família para o sepultamento. Dos parentes, estiveram na despedida os primos Terezinha Naves, com as filhas Érica e Edilene; o casal Elma Naves de Freitas e Reginaldo Soares de Freitas, que foi vizinho; e Eliza Mônica Naves.

Os três sobrinhos dela acompanharam o sepultamento: Eliana França Naves, Solino Naves Júnior com a esposa Kadja Ferreira Naves, e Ronaldo Naves, residentes em Brasília.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.