Sua história em Goiás e seu protagonismo no Brasil

A história do Cooperativismo de Crédito goiano é rica, intensa, plena de ousadias e de muita determinação de seus dirigentes em superar obstáculos, organizar-se e conseguir resultados em suas iniciativas. É o que o leitor terá oportunidade de conhecer ao folhear o livro “Cooperativismo de Crédito – Sua história em Goiás e seu protagonismo no Brasil”, que tive o prazer de escrever, tendo a companhia do meu filho Jales Naves Júnior.

Nesses 27 anos do Sicoob Goiás Central muito foi feito, muito se conquistou e hoje o sistema se mostra bem estruturado, com pessoal qualificado e ramificado em praticamente todas as regiões. Já se constitui num instrumento de organização da poupança e de oferta de produtos e serviços financeiros em melhores condições para o seu quadro social.

Foram muitas lutas, iniciativas e ações para enfrentar e superar as deficiências, conhecer-se, organizar-se de acordo com as exigências do mercado e ocupar espaço, para fazer frente à concorrência.

Nessa trajetória, dois resgates interessantes sobre Goiás marcaram a realização desta obra: primeiro, que foi um dos últimos estados brasileiros a criar Cooperativas de Crédito na primeira fase desse sistema no País, nos anos 1950; e, segundo, no novo momento, liderou, inovou e lutou para a sua retomada no Brasil, no final dos anos 1980. A partir daí foi pioneiro em várias áreas, como na implantação da centralização financeira, na utilização coletiva do sistema de informática, no cheque próprio etc., com presença firme e determinada.

As muitas histórias são contadas ao longo desta obra, que resgata o papel de Goiás, de sua Central e das filiadas, e o conjunto que harmonicamente foi criado, servindo de exemplo.

Deixe uma resposta

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados.