A família Naves, uma das mais tradicionais do Brasil, que começou por volta de 1650, tem sua origem em Portugal. Há 375 anos, um jovem português, João de Almeida Naves, provavelmente já com o título de capitão, veio para a então colônia portuguesa, e se instalou na vila de São Paulo dos Campos de Piratininga, primeira denominação da cidade fundada como missão religiosa e um Colégio Real Jesuíta em 1554. Ali ele se casou com a brasileira Maria da Silva Leite, tiveram 10 filhos e deram início aos Naves no país.

João foi batizado no dia 17 de dezembro de 1624, na Igreja de Santa Maria Maior, em Fornos de Algodres, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, bispado de Viseu, em Portugal. Era filho de Baltazar de Almeida Naves e Maria Sebastiana Naves, nascidos por volta de 1600 e casados nessa igreja em 4 de dezembro de 1622.

Essa saga é a base do livro “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes e do jornalista Jales Naves, que será lançado nesta quarta-feira, dia 11, às 19h, no Bella Eventos, no setor Marista, em Goiânia. A iniciativa é da Câmara de Comércio Brasil Portugal Centro-Oeste, Sucursal de Goiás, como parte das comemorações em Goiás do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. No evento, haverá a apresentação do concerto intimista “Identidades”, com a cantora portuguesa Ana Lains e outros artistas em homenagem à cultura portuguesa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.