Criada num momento em que o Banco Central admitia apenas que segmentos específicos, como empresários, pudessem participar, e surgindo na sombra de outras instituições que não deram certo, a Cooperativa de Crédito dos Empresários de Jataí Ltda., com a sigla Cooprem, foi fruto de quatro anos de estudos, reflexões e discussões técnicas. Não havia uma cultura da cooperação e naquela época uma cooperativa de mini produtores rurais, uma espécie de assentamento rural, havia quebrado, provocando desconfianças. Buscou-se a fórmula que já tinha sido experimentada em outros estados, como Minas Gerais e Paraná, e mesmo em Goiás, e era estimulada pelo Sebrae-GO; em 2004 distribuiu cartilhas motivando os dirigentes da Associação Comercial e Industrial e da Câmara de Dirigentes Lojistas, cada uma com em torno de 400 associados em seu quadro social, a se unirem nessa empreitada. A coordenação foi entregue a Valter Pedro Cardoso, formado em Direito, professor universitário, bancário por 22 anos, no Banco do Estado de Goiás, há duas gestões Secretário Municipal de Finanças de Jataí, eleito primeiro Presidente da nova instituição de crédito e hoje seu principal executivo.

Ademar do Carmo é o atual presidente.

Valter Pedro Cardoso, principal executivo do Sicoob Cooprem

Valter Pedro Cardoso, principal executivo do Sicoob Cooprem

Uma das últimas criadas no estado, o Sicoob Cooprem nasceu no dia 13 de fevereiro de 2008, com 39 fundadores, e abriu suas portas, com a autorização do Banco Central, oito meses depois, no dia 10 de outubro. Em 2009 tinha 437 cooperados. Uma das principais cidades do Sudoeste goiano, concentrando expressiva força do agronegócio, bem servida de agências bancárias e de coirmãs, que instalaram Postos de Atendimento ao Cooperado (PACs), Jataí oportunizou que a Cooperativa se expandisse. Sua presença e diferencial se fortalecem pela atuação na comunidade; já existem cooperados que concentram nela todo o seu movimento financeiro.

Em julho de 2010, o Sicoob Cooprem solicitou à Central a elaboração de projeto, encaminhado ao Banco Central, visando a sua transformação em livre admissão e a abertura para toda sociedade jataiense. A aprovação chegou no dia 22 de novembro de 2011, com autorização oficial alterando-a para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Jataí e Região Ltda., passando a receber cooperados de todos os segmentos de pessoas jurídicas e físicas da sociedade local e municípios circunvizinhos. Com a iniciativa, o crescimento tem sido constante, com resultado positivo todo ano, saindo de um capital social de um milhão de reais, em 2008, para R$ 6,3 milhões em 2015. Já são mais de mil cooperados.

Referências
Depoimento: Valter Pedro Cardoso, primeiro presidente do Sicoob Cooprem
Documentos: Revista Sicoob Goiás/Tocantins/DF, Sicoob Goiás Central e Sicoob Central DF, Goiânia, edição nº 8, ago.set.out/2009
http://jatainews.blogspot.com.br/2012/01/informe-publicitario-sicoob-cooprem.html

Deixe uma resposta

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados.