Samuel com Maria Antônia e Lorrany, comemorando a chegada do João Miguel
Há 13 anos integrando a Polícia Militar do Estado de Goiás, lotado no 9º Comando Regional, na cidade de Catalão, sudeste goiano, o sargento PM Samuel Henrique Naves tem participado das ações coordenadas pelo Governo do Estado para garantir o excelente nível de segurança pública em Goiás, que se tornou referência no País. Ele atua em viatura que faz o patrulhamento preventivo realizado diuturnamente.
A opção pela atividade surgiu quando prestou o Serviço Militar em Brasília, no Ministério da Marinha, ao ser designado para a segurança presidencial. Ele havia feito o curso para condutor de embarcação do sistema de segurança da faixa presidencial no Lago Paranoá, na Capital Federal, em 2003, e no ano seguinte foi para a Delegacia Fluvial, que cuida da emissão de habilitações para navegação.
Concurso
Ao retornar à sua cidade natal, Catalão, GO, trabalhou na concessionária de tratores John Deere e na TransKomp, empresa especializada no transporte rodoviário de produtos químicos perigosos sólidos, líquidos e gasosos à granel, e depois decidiu ingressar no Setor Público.
Em 2010 prestou dois concursos, para bombeiro militar e PM, passando em ambos e decidindo pela carreira militar, como soldado; foi promovido e hoje é sargento. Nesse ano concluiu o curso de Administração no Centro de Ensino Superior de Catalão (Cesuc), e em 2019 a especialização em Direito Penal, na Faculdade Ibra (Pós-Graduação on-line).
Família
Samuel Henrique é filho de Cleiber Antônio Naves, que foi técnico em telecomunicação e faleceu em 2021, e de Luz Marina Sousa Naves, cuidadora de idosos. Casou-se com sua conterrânea Lorrany Alves de Jesus Naves, e eles tem dois filhos, ambos também nascidos em Catalão: Maria Antônia Naves de Jesus, de 2018, e João Miguel Naves de Jesus, que nasceu no dia 24 deste mês.
Ele tem dois irmãos, ambos catalanos. Laila Maria Sousa Naves é formada em Geografia pela Universidade Federal de Catalão, mestre pela UFCat e leciona em escolas das redes pública e privada; casada com Leandro Lúcio da Costa; eles têm uma filha, Ana Clara Naves da Costa, de 2012. Gabriel Antônio Naves de Faria é do segundo casamento do pai, com Neide Aparecida de Faria; técnico em informática, trabalha na empresa Cenoc, no monitoramento de câmeras, e se casou com Gabriela Lobo.
A avó paterna, Natalícia Naves da Costa, goiana de Catalão, de 14 de julho de 1943, é costureira profissional e ultimamente dedica-se mais à costura de roupas para festa. O avô, Antônio Gomes da Costa, teve laticínio e trabalhou com o pai, na fazenda em Cumari, GO; com o falecimento dele a propriedade rural foi dividida entre os oito filhos.
Samuel e Maria Antônio Naves de Jesus