A convite do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, a artista plástica Rosy Cardoso (foto) abre nesta sexta-feira, dia 15, às 9h, no Café com Arte da Casa Rosada, em Goiânia, sua nova exposição, com 13 quadros, que deve ficar aberta ao público por 15 dias.
O interesse pela arte de escrever e de pintar surgiu ainda na adolescência, quando passou a pesquisar essas duas áreas, que a acompanharam ao longo da vida. Também poetisa, tem um longo currículo, formado por três livros publicados, participação em 13 antologias, nove exposições individuais, 23 exposições coletivas, nove encontros literários, 14 palestras e conferências e 11 premiações, inclusive internacionais.
Seus estudos superiores começaram pelo Curso de Letras / Português, na Universidade Federal de Goiás, em 1979, ano em que ingressou no Banco do Estado de Goiás, por onde se aposentou. Em 1981 interrompeu o curso para se casar com Leônidas Correa Araújo Júnior. Só retomou seus estudos em 2010, na Faculdade Cambury, onde fez o Curso de Design de Interiores e Paisagismo, que concluiu em 2011. O Mestrado em Letras (2018-2020) fez na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Goiana de Goiatuba, filha de Sílvia Moreira Naves do Carmo e Waldemar Cardoso do Carmo, ela tem dois filhos: Murilo Cardoso Araújo, 38 anos, que mora nos Estados Unidos, e Rafaela Cardoso Araújo, 30 anos. Tão logo se aposentou, passou a se dedicar às artes.