O Instituto Histórico e Geográfico de Goiás terá nesta sexta-feira, dia 15, pela manhã, três momentos especiais. Às 9h abrirá, no Café com Arte, da Casa Rosada, a exposição de trabalhos da artista plástica Rosy Cardoso e que deve ficar aberta ao público por 15 dias. Na sequência, o IHGG fará a entrega do título de sócios beneméritos aos empresários Marcelo Baiocchi e Leopoldo Veiga Jardim, da Federação do Comércio do Estado de Goiás, em reconhecimento à profícua parceria com o Instituto.

         Atuando em conjunto com o IHGG, o Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado fará a entrega de diplomas a 50 sócios titulares, sócios correspondentes e sócios honorários.

 

A artista

       Goiana de Goiatuba, Rosy Cardoso é artista plástica, poetisa, oficineira de arte-terapia e criatividade. Formada pela Universidade Federal de Goiás em Letras (1979-1982), cursou, pela Faculdade Cambury, Design de Interiores (2009-2011). Fez, ainda, os cursos de História da Arte, Arte-Terapia, Oficinas e Arte e Propaganda e Marketing. Participou de várias exposições de artes em Goiás. Dentre elas, merecem destaque: Negro olhar, no Palácio Conde dos Arcos, Cidade de Goiás (2006); Cerrado em Cores, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007); e Mulheres Somos Muitas, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (2010). Pertence ao Centro de Cultura da Região Centro-Oeste.

         A exposição na Casa Rosada do IHGG tem 13 quadros, alguns de mostras recentes, como ‘Mulheres que amam demais’, ‘Lata d’água na cabeça’ e ‘Mulheres somos muitas, somos muito’.

        “Expoente de uma composição pictórica voltada ao universo feminino, uma estrutura composicional de base figurativa onde a linha bem demarcada e cores fortes constroem, sobriamente, um tema que questiona os limites e as censuras impostas às liberdades da mulher na sociedade contemporânea. Muitas vezes suas imagens parecem sensivelmente muito próximas da literatura, embora a artista esteja perfeitamente licenciada, sendo compreensível essa ‘vizinhança’ entre arte e literatura em Rosy Cardoso – essa mulher polivalente que vive em estado de constante produção literária e artística”, afirmou Nonato Coelho, presidente da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.