A Academia Goiana de Letras realizará na quinta-feira, dia 14, às 17h, a Sessão Magna de posse do novo acadêmico, o escritor Ademir Luiz da Silva, na Cadeira nº 31, que tem como patrona a escritora Eurídice Natal e Silva e era ocupada pela acadêmica Ana Braga. Será em sua sede, Casa Colemar Natal e Silva, na rua 20 nº 175 – Centro, em Goiânia.
O discurso de saudação caberá ao acadêmico Gilberto Mendonça Teles.
Novo acadêmico
Goianiense, 46 anos, Ademir Luiz da Silva é autor do romance “Hirudo Medicinallis – Carta aberta de um vampiro de brinquedo ao espectro de Orson Welles“, vencedor da Bolsa de Publicações Cora Coralina de 2002. No ano seguinte, lançou o volume de contos “Pequenas Estórias da Grande História” e em 2011 a coletânea de ensaios “Arquivo de Heresias”, pela coleção ‘Prosa e Verso’ da Prefeitura de Goiânia.
Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás, seu trabalho de doutoramento, “Da Cruzada à Demanda – A Tradição Épica da Ordem dos Templários na Baixa Idade Média portuguesa – Séculos XII-XIV“, recebeu indicação ao Prêmio Capes de Teses 2009. Membro da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), é bolsista pesquisador do Instituto Camões, de Portugal (2002), e colaborador do “Jornal Opção”, “O Popular”, “Revista Bula”, revista “Verbo 21” e Pipoca & Nanquim.
Presidente da Seção de Goiás da União Brasileira de Escritores, é professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), e nos cursos de História e Arquitetura & Urbanismo. Realizou pós-doutorado em Poéticas Visuais e Processos de Criação.
Criador e coordenador do LUPPA (Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual), é editor do periódico acadêmico Revista “Nós – Cultura, Estética & Linguagens” e participou da equipe de criação da Editora da UEG.
Vencedor da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos de 2014, recebeu o Troféu Goyazes em 2013 e as comendas Medalha do Mérito Cultural em 2015 e Medalha do Mérito Anhanguera em 2019, concedidas pelo Governo do Estado de Goiás. Ainda em 2019 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Em dezembro de 2020 tornou-se sócio honorário do Gabinete Literário Goyano, entidade cultural fundada em 1864.