Prefeitura vai relançar a Coleção Goiânia em Prosa e Verso

Edital sai em 10 dias e o objetivo é valorizar a produção literária

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai relançar a sua Coleção Goiânia em Prosa e Verso. O edital ficará pronto nos próximos 10 dias, conforme anunciou o secretário de Cultura, Kleber Adorno, ao receber em audiência na manhã desta terça-feira, dia 25, o jornalista Jales Naves. “Vamos prestigiar todos aqueles que escrevem, com um número significativo de livros”, afirmou, para enfatizar que cabe ao poder público fomentar essa produção, dar oportunidade, democratizar e abrir espaço.

Já com duas obras publicadas, Jales levou ao Secretário o seu novo trabalho, que está concluindo para ser lançado ainda este ano, intitulado “São Geraldo / Goianira – O surgimento do povoado e a trajetória de pioneiros. Documentos registram a construção do distrito e da cidade”, que resgata a história do povoado de São Geraldo e a sua transformação na cidade de Goianira.

“Nasci em Goianira e senti a necessidade de dar minha contribuição à cidade, escrevendo sua história, mostrando alguns pioneiros, a trajetória deles, e juntando os documentos que encontrei”, disse Jales. Explicou a dificuldade que o pesquisador tem quanto à documentação, o caminho que percorreu, a falta de uma política de incentivo à cultura e o descaso que já levou à perda de preciosos documentos, como o da criação do povoado, em 1935. “Foram muitos anos de pesquisa. Como conversei com muitos pioneiros, privilegiei as pessoas, as histórias que me contaram e a participação de tiveram nesse processo”, afirmou.


Jales levou seu livro sobre Cooperativismo de Crédito para Kleber Adorno

Nesse novo livro, diante dessa dificuldade em encontrar documentos, juntou todos que localizou e os inseriu na obra. “Como o prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade Oliveira (Carlão), mostrou interesse em apoiar a iniciativa, pretendo levar uma pasta com os documentos para doar para a Secretaria Municipal de Educação, para seu acervo, e também para o Museu Municipal que ele anunciou para breve”, completou.

Jales aproveitou a visita à Secretaria Municipal de Cultura para entregar um exemplar de seu segundo livro, “Cooperativismo de Crédito – Sua história em Goiás e seu protagonismo no Brasil”, que escreveu em parceria com o advogado Jales Naves Júnior. “Falamos sobre o sistema cooperativismo, como funciona, sua história no Brasil e no mundo, e a participação de Goiás na retomada do Cooperativismo de Crédito e na construção do Sicoob, hoje o sexto maior sistema financeiro do país”, explicou.

Kleber já tinha lido o seu primeiro livro, “Otávio Lage – Empreendedor, Político, Inovador”, lançado em 2014, com grande repercussão.

Deixe uma resposta

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados.