Iturama homenageou Francisco Machado Netto com nome de avenida da cidade

Comerciante e agropecuarista, participou das iniciativas para emancipar o povoado de Santa Rosa e consolidar a cidade que surgiu

Um dos primeiros moradores do povoado de Santa Rosa, no pontal do Triângulo Mineiro, no início dos anos 1940, quando se instalou como empresário da área do comércio, desenvolveu diversas atividades, plantou roças e criou gado nas fazendas Soledad e Lageado, Francisco Machado Netto foi homenageado pela Câmara Municipal de Iturama no sábado, dia 8. Num resgate histórico, para relembrar dos pioneiros que contribuíram na construção e consolidação da cidade que surgiu, o Legislativo, por iniciativa do vereador Carlos Alberto Correa da Silva (Carlito Peaguda), colocou seu nome numa das avenidas do Residencial dr. Diógenes de Souza, em ato com a presença de familiares e amigos.

Vereador Carlito Peaguda justificou a homenagem a Chiquinho Machado

O parlamentar traçou a trajetória do homenageado, que nasceu em Cajuru, SP, e se mudou para a região, quando inicialmente foi sócio de Emídio Queiroz em loja de secos e molhados – “como conhecia bem a cidade de São Paulo era encarregado de fazer as compras na capital e trazê-las em seu caminhão para abastecer esse armazém”, disse; depois, foi proprietário de açougues e de serraria, de onde saiu madeiramento para construção de muitas residências da cidade. “Sempre participou de todas as atividades, dando sua contribuição, como empresário e como cidadão consciente de seu papel na sociedade”, ressaltou. Casou-se com Oda Carvalho Machado em 1944, quando construiu uma grande residência, na Av. Rio Grande, próximo à atual Casa da Memória; e teve quatro filhos: Laís Aparecida Machado, Heli Carvalho Machado, Heloísa Aparecida Machado e Gláucia Rita de Cássia Machado.

Teresinha Cruz sugeriu homenagem também a dona Oda Carvalho Machado

Contemporânea das filhas do homenageado, a educadora financeira Teresinha Cruz Rocha, que reside em Brasília, DF, lembrou o importante trabalho realizado por ‘Chiquinho’ Machado, sua presença marcante e seus conselhos sempre acatados, e sugeriu que sua mulher, Oda Carvalho Machado, uma das primeiras professoras primárias da cidade, mereça idêntica lembrança.

HONRADEZ E DIGNIDADE

Heloísa agradeceu a homenagem a seu pai

Representando a família, a filha Heloísa Machado Naves agradeceu a iniciativa do vereador ‘Carlito Peaguda’ em reconhecer a contribuição de seu pai na organização daquela cidade que estava nascendo e hoje é uma das mais importantes da região. “Foi um exemplo de honradez e dignidade”, disse, para destacar o seu grande amor por Iturama e pela fazenda Lageado. “Filho e neto de fazendeiros, quando instalou seus açougues cuidava pessoalmente da qualidade da carne que vendia”, afirmou. Um dos primeiros motoristas da região, “sua generosidade permitiu que nesses anos ensinasse muitas pessoas da pequena vila a dirigir veículos automotores”. Frisou ainda que sua mãe foi amiga de adolescência da mãe do parlamentar, que tinha assistido ao casamento dela, Leovergília, com Reduzino Peaguda, e que tiveram boa convivência. Agradeceu ainda a participação de sua cunhada, Sebastiana Ferreira dos Santos, que procurou os vereadores para defender a homenagem a ‘Chiquinho’ Machado.

Jales destacou o papel de Chiquinho Machado na construção de Iturama

O jornalista Jales Naves, genro do homenageado, fez questão de também ressaltar a pessoa admirada e respeitada de Francisco Machado Netto, seu apreço e sua dedicação à cidade que estava nascendo – “organizado, deixou anotado em seu diário que em 1959 emprestou à Prefeitura de Iturama a quantia de três mil cruzeiros, recebendo o mesmo valor em 1960 sem nenhum acréscimo de juros” –, seu grande círculo de amizades e as iniciativas de que participou para mudar a precária estrutura que existia – “colaborou na criação e manutenção de uma espécie de cooperativa para fundar uma escola de nível, para que os jovens não deixassem a cidade em busca de melhores oportunidades de educação e que mais tarde deu origem ao Ginásio Estadual”. Ele queria “o melhor para a cidade e para a sociedade que estava se organizando”, completou.

Primeiro advogado de Iturama, dr. Antônio Messias de Carvalho relembrou sua chegada à cidade

Cunhado do homenageado e primeiro advogado a montar banca na cidade, Antônio Messias de Carvalho se emocionou ao lembrar de Francisco Machado Netto. “Cheguei em 1961. Ele e minha irmã Oda me acolheram em sua casa. Reservaram-me um quarto para dormir, uma cadeira na mesa para as alimentações e uma sala onde instalei o meu escritório de advocacia, já começando a angariar clientes. Fiquei ali uns quatro anos, até me casar”, disse. “Foi uma pessoa especial, solidária, atenciosa, compromissada com a cidade”, afirmou, para completar: “Considero muito justa e oportuna a homenagem”.

PRESENÇAS

Heloísa e o vereador Carlito Peaguda

Presentes ao evento, dentre outros, os filhos Gláucia Rita de Cássia Machado Raya, que mora em Goiânia, GO, e Antônio de Jesus Machado, que reside em Honorópolis, município de Campina Verde, MG; o genro Paulo Cézar Raya; a nora Sebastiana Ferreira dos Santos; os netos Rossana Di Machado, com o marido Rodrigo Costa Machado e a bisneta Antonella Naves Costa Machado, Mariana Machado Naves e Jales Rodrigues Naves Júnior; Sávio Machado Raya, com a mulher Estefânia Pereira Moraes Raya, Felipe Machado Raya, com a mulher Tálita Alvarenga, e Danilo Machado Raya, com a namorada Gabriela Rosane Cardoso Oliveira – todos os netos e a bisneta residentes em Goiânia; os sobrinhos José Narcizo Machado Bertholino, que mora em Bebedouro, SP, com a namorada Maria, e Afrânio de Paiva, residente em Uberaba, MG; as sobrinhas Maria de Fátima Queiroz, que reside em Maringá, PR, e Maria Marta Queiroz, que mora em São José do Rio Preto, SP; o irmão do vereador, Aloísio Vilas Boas Peaguda, com a mulher Nilda Peaguda, residentes em Centralina, MG; as amigas Teresinha Cruz Rocha e Magda Cruz, de Brasília; e os amigos Sandra Terezinha de Freitas e Sidney Martins de Freitas, que residem em Honorópolis.

Deixe uma resposta

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados.