Padre Diogo Naves

       

A vocação religiosa surgiu ainda na infância, quando estudou em colégios católicos, em Araguari, MG, onde nasceu em 11de maio de 1975; fez os cursos de Filosofia e Teologia em escolas de orientação jesuíta. A ordenação como Padre, em 2008, foi na Catedral de Santa Terezinha, em Uberlândia, MG, e em 2020 concluiu o Mestrado em Direito Canônico em Londrina, PR. Essa é a trajetória do padre Diogo Naves, vigário da Paróquia de Bom Jesus da Cana Verde, em Araguari, que leciona na Escola Diaconal, em Uberlândia, e já atua como Juiz Canônico na extensa jurisdição que engloba o Triângulo Mineiro, inclusive o seu pontal.

Direito Canônico – como explicam os estudiosos – é o conjunto das normas que regulam a vida na comunidade eclesial, diretamente relacionado ao dia a dia de mais de um bilhão de católicos no mundo. O juiz natural em cada Tribunal é sempre o Bispo Diocesano, que constitui um vigário judicial, a quem delega a autoridade e a responsabilidade de julgar, e, juízes, que auxiliam o Vigário Judicial nessa missão.

Quem é

Filho de Walkiria E’Lourdes Naves de Oliveira e Jaime de Oliveira, Diogo Naves tem duas irmãs, Rosa Maria e Mônica Elane, e cinco sobrinhos. Ele fez o ensino básico e médio em sua cidade natal: a pré-escola, do jardim ao maternal, de 1977 a 1981, foi no Instituto Francisco Saverio Petanha, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus e Irmãs do Imaculado Coração de Maria; da primeira à oitava séries, na Escola Estadual Costa Sena, de 1982 a 89; e o curso técnico em Contabilidade, na Escola de Comércio Machado de Assis, de 1990 a 92.

O curso de Administração de Empesas foi na vizinha cidade goiana de Catalão, no Centro de Ensino Superior (Cesuc), de 1993 a 97; o de Filosofia, no Seminário da Diocese de Uberlândia, de 2001 a 2003; e o de Teologia, no Centro de Estudos Superiores dos Jesuítas, em Belo Horizonte, de 2004 a 2008, onde ainda fez estudo de línguas: latim, espanhol, italiano, francês e grego.

Em 10 de fevereiro de 2006 foi ordenado Diácono na Paróquia de São Judas Tadeu, em Uberlândia; e em 6 de dezembro de 2008 ordenado Padre, na Catedral de Santa Terezinha, também em Uberlândia. De 2016 a 2020 fez o Mestrado em Direito Canônico, no Instituto da Arquidiocese de Londrina, diploma revalidado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Atualmente seus esforços estão concentrados nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Patos de Minas e Paracatu.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.