José Alberto Naves Cocota Júnior

Já começou o processo eleitoral para escolha dos novos dirigentes da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, gestão 2025 – 2029, que acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro, com o resultado final, depois dos recursos, saindo no dia 21 daquele mês. Uma das três concorrentes, a Chapa 1, “A UFOP que Somos e que Desejamos”, é formada pela professora Kátia Gardênia Henrique da Rocha, candidata a Reitora, e pelo professor José Alberto Naves Cocota Júnior, candidato a Vice-Reitor. Dentre suas propostas, a luta por inovação, acolhimento, pertencimento, sustentabilidade e representatividade e para tornar o dia a dia da vida das pessoas, dentro e fora da Universidade, melhor e com mais qualidade.

Kátia Gardênia tem 52 anos, é mãe da Ana Carolina (29 anos) e Luís Felipe (21 anos). Natural de Janaúba, MG, vem de uma família simples: sua mãe é dona de casa e seu pai (in memoriam) foi caminhoneiro. Ela tem três irmãos: Paulo, Carlos Ubiratã (Bira – in memoriam) e Emerson (Ie), sendo ela caçula e gêmea com Emerson. É pedagoga formada na Universidade Federal de Viçosa (1996), especialista em Métodos e Técnicas Educacionais pela FAFI – Ubá (1997); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008); e Doutora em Educação pela UFMG (2013). Kátia foi professora alfabetizadora em Janaúba; Supervisora Pedagógica em Turmalina e Sete Lagoas e professora na Faculdade de Educação da Universidade do Estado Minas Gerais – UEMG, onde ocupou o cargo de Vice-Diretora. Na UFOP Kátia mostra toda a sua competência atuando como Professora vinculada ao Departamento de Educação e Tecnologias do Centro de Educação Aberta e a Distância, nos cursos de Pedagogia e Geografia, na modalidade a Distância; Coordenadora do curso de Especialização de Mídias na Educação; Membro da Comissão Própria de Avaliação – CPA; Membro da Comissão de Verificação – Cota para Negros; Coordenadora Pedagógica do Projeto Pré Universitário Humanista; Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil/UFOP; Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância; Pesquisadora vinculada ao Grupo Horizonte/UFSCAR; e Avaliadora Institucional do INEP.

José Alberto Naves Cocota Júnior tem 42 anos, é casado com Ariadne Carvalho de Freitas Naves e pai de Alice (11 anos) e Amanda (8 anos). De origem simples, nasceu em Araguari, MG, em uma família que sempre valorizou a educação como um dos instrumentos para transformação social. Na UFOP, foi aluno da primeira turma da Engenharia de Controle e Automação (2005). Fez mestrado em Engenharia Elétrica na COPPE/UFRJ (2009) e doutorado na UFOP (2017). É professor da UFOP desde 2012. Graduado, trabalhou no projeto e instalação dos primeiros robôs para projeção de massa refratária em fornos elétricos da América do Sul (Siderúrgica Barra Mansa). Atuou como técnico no Ministério das Cidades, na Secretaria Nacional de Habitação, e foi consultor ad hoc da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, na área de sistemas construtivos inovadores. Foi professor na Universidade Paulista – Unip, no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e no Instituto Federal de Brasília – IFB. Em 2021, foi eleito diretor da Escola de Minas, cujo mandato se encerra em 2025. Cocota é uma pessoa acessível, que quer contribuir na gestão da UFOP para uma Universidade mais plural, democrática, diversa e inclusiva e que seja uma das melhores do Estado de Minas Gerais, prezando pelo diálogo e defesa do direito de todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.