Jorcelina Naves com cinco filhos
Ir à Escola Municipal 31 de Outubro, para um grupo de crianças em Mineiros, no sudoeste goiano, tinha uma razão simples: a merenda escolar cuidadosamente preparada pela cozinheira Jorcelina Naves da Silva. Eram sobrinhos e netos, que apreciavam o lanche que organizava no período escolar e todos se sentiam com mais este motivo, tornando a frequência integral: ninguém faltava às aulas.
A lembrança desse período é da neta Rafaela Vicuña de Jesus Nunes, que se sentiu tão atraída pela educação que decidiu se tornar professora. Ela fez Pedagogia na Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (FIMES), que se transformou no Centro Universitário de Mineiros (UniFIMES). Depois, especializou-se em Psicopedagogia Institucional e em Neuro Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Rhema, de Arapongas, PR.
O entusiasmo e a vontade de atender as crianças foram tão expressivos que logo estava concursada e trabalhando na Escola Municipal Padre Maximino, onde é coordenadora, e criou a sua escolinha infantil, particular, a Espaço Aprendo Mais.
Outra lembrança de que se recorda, com orgulho, foi o fato de ter alfabetizado sua avó, Jorcelina Naves, que tinha feito até a quarta série do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral). Era merendeira, e queria estudar e aprender. A mãe de Rafaela, Neusália, trabalhou na limpeza da Escola Municipal Tonico Corredeira por 17 anos, e no Colégio Estadual Professora Alice Pereira Alves, por três anos, ambos de Mineiros; teve um problema de saúde e se aposentou.
Rafaela nasceu em Mineiros e se casou com Evando Nunes da Silva, natural de Alto Araguaia, MT, e é bombeiro militar na cidade. Como não tinham filho, adotaram um sobrinho, Miguel Augusto Souza de Jesus, filho do irmão Robleick, com um mês de vida, que estuda na escola em que Rafaela trabalha e vai completar seis anos neste mês.
Matogrossenses
Sem documentos para comprovar o local exato de nascimento, os filhos, em conversa recente, afirmavam que Jorcelina, que outros chamavam de Jorça, nasceu em Alto Garças ou em Morro Alto, na cabeceira do rio Araguaia; depois, foi para Guiratinga, onde seu avô, João Barachello de Rezende, tinha fazenda, contava com muitos empregados e construía casa para todos. Um dos encarregados dessas obras, Selvino Mendes Alegre, era elogiado pelo trabalho, o que levou Barachello a brincar que o casaria com a filha dele, o que efetivamente ocorreu: Selvino se casou com Jorcelina, em Guiratinga, onde morou muito tempo. Voltou a morar em Alto Araguaia, onde o avô tinha uma fazenda, e só depois se mudou para Alto Garças.
Lembrando que a escrevente do Cartório de Registro Civil era autoritária, anotava do jeito que queria e colocava todos como nascidos em Alto Garças, Agnelo Naves insiste: seus irmãos Gildolino Naves Alegre, Jorcelina Naves de Rezende, Maria e Sebastião nasceram na fazenda Morro Alto; Luzia, Joaquim e ele mesmo, no Cerradão; e Alcina e Nilda, próximo do córrego da Onça.
Jorcelina com a neta Rafaela