Jales levou os livros sobre a família Naves para a deputada Vivian Naves
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás aplaudiu o lançamento dos livros “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, da Universidade Federal de Uberlândia, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do economista Nilson N. Naves, ambos com a participação do jornalista Jales Naves. A iniciativa partiu da deputada Vivian Naves, que apresentou Moção de Aplausos (Requerimento nº 1.455), no dia 26 de novembro, aprovada pelo Plenário no Legislativo goiano naquele dia.
Em sua justificativa, a parlamentar explicou que as obras resgatam a história dos familiares Naves desde 1650, quando chegou o primeiro parente, João de Almeida Naves. Era “um jovem português que, aos 25 anos de idade, veio participar da construção da nova Nação que ainda era uma colônia de Portugal”, afirmou.
“São, portanto, 375 anos dos Naves no Brasil, que vão ser comemorados em 2025, já sendo programado o Festival Cultural Naves Brasil em Brasília, com mostras literárias, artísticas, musicais e de gastronomia”, informou Vivian.
“Estas duas belas obras, certamente, vão servir de exemplo para outras famílias”, ressaltou a deputada, para citar o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, doutor Jales Guedes Coelho Mendonça, no prefácio da história dos Naves: “É um trabalho precioso”.