Haroldo falou sobre a árvore genealógica
Agregador, querendo todos por perto, Haroldo Naves Soares defende a tese de que a família tem que ficar mais próxima, se reunir com mais frequência, para conversar e trocar experiências, ajudar uns aos outros em suas fragilidades e fortalecer seus laços. Essa tem sido a sua filosofia de vida, que coloca em prática sempre, na preocupação com todos, para que tenham assistência no devido tempo e forças para os embates da vida.
Diante da proximidade do período de festas natalinas, ele se antecipou e chamou as pessoas que lhe são próximas, os descendentes de Pedro Silvério Naves e Amélia Soares Naves, para uma confraternização, em Goiânia. Todos presentes, aproveitou a ocasião para reafirmar a intenção de comemorar as conquistas deste ano e desejar que alcancem bons resultados em 2025.
Dos cinco irmãos, Jales Naves Soares faleceu em 1985, aos 23 anos, e Divino, caçula, estava viajando, a negócio. Eliane, a primogênita, Sinomar e Haroldo compareceram e levaram seus familiares, e a reunião teve 30 participantes, entre crianças e adultos.
Político da família, já encerrando, com sucesso, o seu quarto mandato como Prefeito de Campos Verdes, GO, Haroldo foi o anfitrião e fez um discurso intimista, ao enfatizar o significado da família e da união, a convivência e a solidariedade, fundamentais nessa relação.
Discorreu sobre a proposta de realizar em Brasília, em 2025, o Festival Cultural Naves Brasil, para reunir os parentes para esse convívio e momentos de harmonia. “Queremos todos participando de atividades culturais, artísticas e gastronômicas, proporcionando, em nível nacional, o que muitos já fazem em suas comunidades e nas cidades em que residem”, disse.
Informou que a base da discussão nesses dias será os livros já lançados sobre a história da família Naves no Brasil e a árvore genealógica, “para que todos conheçam a trajetória dos Naves e a nossa presença desde a época de colônia portuguesa. Estamos completando 375 anos no país e vamos comemorar a contribuição que temos dado ao desenvolvimento nacional, em todas as áreas”, afirmou.
Os livros “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, da Universidade Federal de Uberlândia, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do economista Nilson N. Naves, ambos com a participação do jornalista Jales Naves, já estão sendo comercializados.
Haroldo adquiriu 10 exemplares de cada um e os distribuiu aos participantes do encontro.
Livros
Os livros, como explicou, ficam em R$ 100,00 cada um. Para adquiri-los use o PIX 02600404104 ou deposite o valor, R$ 200,00, na Caixa Econômica Federal, Agência 1842, conta nº 637-7, em nome de Jales Rodrigues Naves, e envie cópia do depósito, com nome e endereço, para Editora Naves (jales@editoranaves.com.br) ou WhatsApp: 62 99975 4664, para remessa das obras.
Os presentes ficaram atentos às explicações de Haroldo