José Naves de Andrade em família
Bancário e professor do ensino médio, José de Andrade, paranaense de Assaí, de 1947, levou a vida cigana de quem trabalha em banco, mudando muito de cidade. Ingressou no Banco do Brasil, fez carreira e quando morou em Londrina, PR, decidiu estudar, fazer o Curso de Letras (Francês-Português) na Universidade Estadual, e passou a dividir sua carreira com o magistério. Lecionou na mais tradicional Escola Estadual da cidade e em Ivaiporã, PR, também na Escola Estadual, e se aposentou no BB quando trabalhava em Santa Catarina.
Casou-se com a mineira de Borda da Mata, Lázara Maria Guilherme, graduada, como ele, em Letras, só que em Inglês-Português, na Universidade do Contestado, em Mafra, SC, lecionou em cidades catarinenses, como Itaiópolis, e gosta de escrever, de romancear suas histórias.
O casal tem quatro filhos: Cláudia Alexandra, farmacêutica, casada com Vladmir Luís Oliveira, militar, atualmente no Batalhão da Guarda Presidencial, do Exército, em Brasília; Patrícia Cristina, odontóloga, casada com Marcelo Paradella; Thaís Poliana, advogada, casada com Douglas Bissoli; e Rafael José, engenheiro, trabalhando na Itaipu, casado com Caroena Wilde Carvalho de Andrade, médica.
José é filho de Geralda da Silva Andrade, natural de Monte Santo de Minas, MG, e Rosalvo de Andrade, sergipano de Capela, de 1921; e neto, pelo lado materno, de Deolinda Garcia Naves, também de Monte Santo de Minas, e Saturnino Eleutério da Silva. Geralda e Rosalvo tiveram 11 filhos: Jair, José; Nilson, nascido em Nova América da Colina, PR, em 15 de setembro de 1950, e falecido em Londrina, em 20 de novembro de 2009, com 59 anos; Nilton, Nelson, também nascido em Nova América da Colina, em 1952, e falecido em 1971, em Brasília, DF, aos 19 anos; João, Maria, Aparecida, Teresa, Madalena e Natalina.
Rosalvo faleceu em Ivaiporã, em 1977, com 56 anos, de ataque cardíaco, e o sepultamento foi em Jacutinga, PR. Geralda faleceu com 61 anos, em 1989, também em Ivaiporã.