Hélder Naves
Com múltiplas atividades e concentrado no que realiza, Hélder Naves Vieira, mesmo não conhecendo do assunto, montou sua árvore genealógica e quer expandi-la. Está sempre conversando com o advogado Abilon Naves, um dos maiores conhecedores sobre a família, que mantém um blog especializado. Hélder foi um dos primeiros a adquirir os dois livros lançados pela Editora Naves e já se organiza para participar em 2025, em Brasília, do Festival Cultural Naves Brasil, “um encontro que vai marcar e abrir oportunidade para nos conhecermos melhor”, disse.
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Uberlândia, produtor rural com terras nesse município mineiro e em Monte Alegre de Minas, e trader no mercado financeiro, Hélder tem suas anotações, que ele mesmo fez, e já mantém contato com os primos. “Quero levar uma grande caravana do Triângulo Mineiro para o Festival em Brasília”.
Família
Os pais de Hélder, Delma e João José, são de Monte Alegre, no Triângulo Mineiro, namoraram 10 anos, e tem três filhos. Delma Naves foi da primeira turma do Curso Normal / Magistério e uma das primeiras a trabalhar em sua área, além de ter sido costureira reconhecida, com corte admirado. João José Vieira formou-se em Odontologia em Uberaba, MG, e clinicou em Anápolis, GO, onde nasceram os dois primeiros filhos do casal, Ana Cristina e Antônio Henrique, e ele foi professor universitário. Depois, clinicou em Rio Verde, GO, onde nasceu o terceiro filho, Hélder.
Primogênita, Ana Cristina Naves Vieira, jornalista e professora, é casada com Adriano Alves de Freitas, que possui uma carreta e uma chácara, e o casal tem dois filhos: Jeremias, 23 anos. e Joaquim, 21. Como filha mais nova, ela herdou uma cama de casal com mais 200 anos, toda torneada, que tem passado de pais para filhos.
Filho do meio, Antônio Henrique Naves Vieira é graduado nos cursos de Direito, História, Ciências Sociais e Filosofia, atua como professor universitário, do Estado e do Município, e casou-se com Michele Gervásio.
Os pais de Delma, Ana Pimenta Naves e Antônio de Moura Mendonça, eram proprietários rurais na região, com fazendas nas margens da rodovia entre Monte Alegre e Uberlândia, e deixaram terras para os filhos, que continuaram na atividade rural. O sogro de Ana, Joaquim Cândido de Moura, foi o primeiro Prefeito de Monte Alegre de Minas.
Delma Naves Vieira e João José Vieira