Renato de Castro e Luciana Naves, com os pais Mara e Gilberto Naves, na carreta
Goianésia, uma das principais cidades do Vale do São Patrício, em Goiás, tem 77 mil habitantes, conforme o censo de 2022, e se constitui em polo de produção sucroalcooleira, regional e nacionalmente, com três importantes usinas de álcool e açúcar. Nas eleições deste ano teve uma das mais acirradas disputas pela Prefeitura Municipal, com quatro chapas brigando pelos 46.445 votos depositados.
A cidade tem forte presença da família Naves,
A chapa formada pelo empresário, ex-deputado estadual e ex-prefeito Renato de Castro, do União Brasil, como candidato a Prefeito, e pela médica neurologista Luciana Naves. candidata a Vice-Prefeita, do MDB, venceu o pleito, conquistando 25.278 votos (56,22% do total), conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral. Luciana é filha do ex-prefeito e advogado Gilberto Batista Naves.
Henrique Vilela
Em sua primeira experiência em campanha política, o advogado Henrique Vilela de Oliveira Naves, 27 anos, do Partido Novo, ficou em terceiro lugar na disputa, com 2.417 votos (5,38%), marcando presença no cenário para divulgar as suas propostas partidárias e se firmando como liderança política da cidade. Antônia Lacerda, também do Partido Novo, foi candidata a Vice-Prefeita. Henrique é filho do produtor rural José Hamilton Naves de Oliveira, que foi vereador na cidade.
Dos 202 candidatos a Vereador, três eram da família
Paulo Henrique Naves.
Buscando a reeleição, pelo MDB, Paulo Henrique Naves Dias, 48 anos, comerciante, sofreu o desgaste de ser o líder da oposição na Câmara Municipal, no atual mandato, e obteve 510 votos, ficando na primeira suplência, com chances de ser convocado para o exercício do mandato. É ligado ao Prefeito eleito.
As duas outras candidatas a Vereador, ambas do PP, não conseguiram votos suficientes: Brenda Larice Naves, 54 anos, nasceu em Goianésia, é solteira, tem ensino fundamental e tentou se eleger nas eleições anteriores, sem sucesso; e Tálita Michelle Silva Santos Naves Dias, natural de Itumbiara, GO, tem 36 anos, é advogada e casada com o também advogado Filipe Naves Dias.
Brenda Naves
Tálita Naves