Sevan Naves
Especialista em produção de energia elétrica, pioneiro na nova fase das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Goiás, que tem impacto ambiental pequeno e produz energia mais barata, o geólogo e empresário Sevan Naves é defensor das PCHs, diz que o potencial hidráulico de Goiás é grande, há abundância e é pouco utilizado. “Nos Estados Unidos, por exemplo, utiliza-se cerca de 90% desse potencial, enquanto no Brasil não chega a 20% e, em Goiás, a menos de 10%”.
Há dois tipos de fonte de energia, permanente e intermitente. “A permanente é a que pode gerar 24 horas ao dia e conta, em Goiás, com a hidrelétrica, a térmica à base de combustível fóssil (gás, diesel) e a nuclear. Já a intermitente é aquela que gera em períodos e modos específicos e, por isto, precisa ser complementada por uma energia permanente. É representada pela solar (fotovoltaica), eólica e a biomassa, podendo esta, bem planejada, ser permanente”, afirma.
Na Triton Energia Ltda. desde 1996, coordenou, supervisionou e montou a viabilização e implantação de quatro hidrelétricas e mais quatro a partir deste ano: PCH Mosquitão (30 MW), que gera desde 2006, em Arenópolis, GO; PCH Tamboril (29 MW), gerando desde 2015, em Palestina de Goiás; PCH Rênic (16 MW), gerando desde 2016, também em Arenópolis; e CGH Izidoro (1,2 MW), a partir de 2024, em Corumbá de Goiás. Para 2025 estão programadas as obras da CGH Piçarrão (1,5 MW), em Alto Paraíso de Goiás; PCH Jacaré (26 MW), cujas obras terão início em março (Jacaré Energética S/A); PCH Cocal (7 MW), também devendo começar a obra em abril, pela Cocal Energética Ltda.; e PCH Araras (6,6 MW), cuja obra se inicia até abril, pela Triton Energia.
Nos momentos mais tranquilos, em casa, a preocupação se volta para a família, para a melhor convivência com os seus familiares, e se mantém atualizado. Tão logo a Editora Naves lançou os dois livros – “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes (in memoriam), da Universidade Federal de Uberlândia, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do economista e pesquisador Nilson N. Naves, de Londrina, PR, ambos com a participação do jornalista Jales Naves – ele se apressou em enviar o PIX para assegurar os seus exemplares.
Trajetória
Goiano da antiga vila de São Geraldo, hoje Goianira, Sevan Naves é geólogo pela Universidade de Brasília (UnB), jornalista, pedagogo em Mineração pela Universidade Federal de Goiás e administrador de Empresa pela ESAM. Participou do seminário ‘Direccion de Recursos Energéticos Y Ahorro de Energia’, coordenado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização das Nações Unidas (ONU) em Turin, na Itália, quando produziu artigo técnico sobre o aproveitamento geotérmico na América Latina.
Foi Diretor Regional do 6º Distrito Centro-Oeste (Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Mato Groso e Mato Grosso do Sul) do Departamento Nacional da Produção Mineral, 1979-1985; organizador e professor do Curso de Mineração da Escola Técnica Federal de Goiás; e Secretário Executivo da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Mineração (Abemin), 1985-1987. Em 1985, com a concessão, viabilizou a TV Serra Dourada, de Goiânia, as TVs de Araguaína e Gurupi, no Tocantins, três emissoras de rádio FM (TO) e uma em Anápolis, GO.
Como Jornalista, atuou em rádios, revistas e jornais de Goiânia e de Brasília. Criador da revista “Material – Preços e Obras”, especializada e dirigida para a construção civil, no DF e GO.
Ex-conselheiro e ex-diretor da Associação dos Pequenos e Médios Produtores de Energia (APMPE), é Presidente da Associação das Pequenas Centrais Hidrelétricas de Goiás (APCH); e ex-Presidente do Conselho Administrativo da Associação Brasileira das Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH).
Foi agraciado com seis condecorações: Escudo de Prata, pelo Ministro das Minas e Energia (duas vezes); Diploma de Honra ao Mérito, pelo DNPM; Diploma de Homenagem pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG); Diploma de Congratulações pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás; Título Honorífico de Cidadão de Arenópolis; e Título Honorífico de Cidadão de Campos Verdes, GO.
Como geólogo atuou na Metais de Goiás S/A (Metago), empresa de economia mista, onde foi Chefe de Projeto e da Assessoria Técnica da Presidência. No Governo Federal, foi Diretor Regional do 6º Distrito Regional do DNPM, supervisionando todas as atividades minerárias públicas e privadas, inclusive na instalação da coordenação do Garimpo de Serra Pelada, e Assessor do Ministro das Minas e Energia; no Governo do Estado de Goiás foi Assessor da Secretaria de Minas e Energia; e no Governo do Distrito Federal foi Assessor da Secretaria de Indústria e Comércio, quando elaborou o programa do Pólo Gemológico de Brasília e realizou a I e II Expogema – Feira Internacional de Pedras Preciosas, em Brasília.
Na iniciativa privada é sócio / diretor da Emgeos Empreendimentos em Geologia e Serviços Ltda., e Presidente da Triton Energia Ltda. Na Emgeos prestou consultoria técnica a empresas de mineração, tais como a Southwestern Gold (diamante/ouro, MG), Parimá Min. (diamante/ouro, MG, GO, MT), Minera Teck (diamante, MG), Barrick (ouro, PA), TVX (ouro, MA), Goiáz Min (ouro, TO), Coogemig (esmeraldas, MG), e Itaobi Min (esmeraldas, GO).