Gabriel Naves e a mãe Daniela Naves Aguiar
Maior competição internacional de Matemática do mundo, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os do 3º ano do Ensino Médio que desejam se dedicar e desafiar seus conhecimentos matemáticos, a Olimpíada Canguru da Matemática divulgou nesta semana os resultados da edição nacional de 2024. Dentre os contemplados, conquistando uma medalha de bronze, o jovem Gabriel Naves e Aguiar, 12 anos, aluno do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília. É filho do casal Daniela Naves Ripoll Aguiar e Marcelo Aguiar dos Santos Sá.
Mais de 2,5 milhões de estudantes em todo o Brasil já tiveram a oportunidade de experimentar o concurso, como a Matemática pode ser divertida, desafiadora e diferente. São apresentadas questões de raciocínio lógico e resolução de problemas que buscam encorajar o engajamento e despertar o amor pela Matemática. Nas palavras de seu fundador, André Deledicq, é um jogo-concurso, não uma competição entre estudantes. Inspirado em evento semelhante na Austrália, foi criado em 1991 na França, com enorme sucesso, atraindo a atenção dos países vizinhos.
A olimpíada é promovida pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF) em mais de 80 países. No Brasil, o evento mobiliza mais de três mil escolas. Este ano, as provas foram realizadas de 1º a 5 de abril.