Mais um desafio vencido, concluindo antes do prazo final do contrato uma nova obra, fruto de muita pesquisa e entrevistas, que resultaram num trabalho de qualidade, rico em informações e histórias.

Na manhã desta terça-feira, dia 7, entreguei os originais do livro “Cooperativismo de Crédito: Sua história em Goiás e seu protagonismo na retomada no Brasil a partir dos anos 1980“, com 339 páginas, aos dirigentes do Sicoob Goiás Central, o presidente José Salvino de Menezes e o 1º vice-presidente Vanderval Lima Ferreira.

O livro resgata a trajetória desse segmento no Brasil, a partir da legislação da área, e em Goiás, com as primeiras Cooperativas criadas nos anos 1950; a batalha enfrentada para sobrevivência a partir do golpe militar de 1964, que tornou o Cooperativismo de Crédito o sistema do “não pode”: não podia ter cheque, não podia emprestar dinheiro, não podia receber poupança etc.; e a retomada nos anos 1980.

Este resgate mostra a importância de Goiás nesse novo momento do Cooperativismo de Crédito no Brasil, em ações e em atitudes, buscando superar os obstáculos, criar procedimentos, estruturar novas Cooperativas financeiras e fazer um acompanhamento sistemático, para evitar problemas e dificuldades.

São mais de 30 anos de muito trabalho, garra e determinação, numa ação ousada e pioneira, em muitos aspectos, para se constituir hoje no sexto maior sistema financeiro do País.

A obra ainda não tem data de lançamento.

Deixe uma resposta

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados.