Valace Mendes de Souza
Mineiro de Uberlândia, que nasceu num dos seis distritos do município, Miraporanga, em 1930, Valace Mendes de Souza, 95 anos, faleceu nesta segunda-feira, da 6. O velório será a partir das 12h, na Paz Universal (Av. Afonso Pena com a rua Curitiba, Sala Topázio), em sua cidade natal, e o corpo será sepultado às 17h. Ele exerceu dois ofícios: torneiro mecânico, tinha uma oficina de motos, e armeiro, produzindo amas.
Deixa viúva Maria Aparecida Naves de Souza, sua conterrânea, que foi costureira, teve confecção de roupas e atualmente, com 93 anos, já não trabalha. O casal teve seis filhos, todos com as quatro primeiras letras do nome iguais e nasceram também em Uberlândia, com uma diferença de datas praticamente de dois em dois anos.
Filhos
Os seis filhos, todos assinando Naves de Souza: Cleide é de 1955, trabalhou no escritório de Valdemar Araújo e depois na Companhia de Habitação, onde se aposentou; Cleiber, de 1957, ajudou o pai na oficina de motos e, depois que se casou, montou a sua oficina, quando mexeu também com lancha, triciclos, jet ski etc.; Cleizer, de 1959, tem bar e restaurante; Cleide, de 1960, é inspetora de Educação do Estado na cidade; Cleice, de 1964, é professora das redes municipal e estadual de ensino; e Cleire, caçula, de 1966, é pedagoga pela Universidade Federal de Uberlândia, foi analista pedagógica, na Escola Municipal Dom Bosco, onde trabalhou por 31 anos e a dirigiu por 15 anos, tendo se aposentado recentemente.