Maria Cândida de Melo Veloso
Dona de casa dedicada, que criou a família com muita atenção e carinho, Maria Cândida de Melo Veloso comemorou seus 88 anos em novembro de 2023 e manteve sua rotina tranquila. Mineira de Uberlândia, passou por Tupaciguara, MG, Morrinhos e Goiatuba, ambas em Goiás, e morava com a primogênita, Maria Helena, em Gurupi, TO, desde que o marido dela, Rafael Milton Veloso, adoeceu em julho de 2009. Em março deste ano, a filha a convidou para irem a Uberlândia para conhecer o oitavo bisneto, Pedro Miguel, então com um mês, ela aceitou, viajaram de carro e tudo aconteceu, a partir daí, como se estivesse se despedindo. Esteve em Minas Gerais e na volta passou por Goiânia, para ver a filha caçula, Marlene Maria, e o irmão do meio, Longino Vieira Naves, que completou 97 anos no dia 5 deste mês; retornaram a Gurupi e, já na cidade, sentiu um desconforto, foi internada, esteve na UTI por 22 dias e, no dia 26 de abril, faleceu, por falência múltipla dos órgãos.
Maria Cândida, mineira de Uberlândia, filha dos mineiros Belmira Cândida de Melo Naves e José Inácio Vieira, era a caçula de nove irmãos. Estudou em casa, com professores particulares, casou-se aos 19 anos e teve sete filhos, o mais velho, que nasceu exatos nove meses e 15 dias depois do casamento, faleceu com sete meses. Todos os filhos – que não conheceram os avós paternos, Luiz Veloso Sobrinho e Francisca de Souza (Nenê), que faleceram antes de seus nascimentos – têm nome composto: Maria Helena veio em seguida, em 1957, e os demais chegaram em oito anos – Luiz Carlos, 1958; João Batista, 1959; Francisca Belmira, 1962; Donizethe Aparecida, 1963; e Marlene Maria, em 1965.
Ela gostava de fazer queijo, cuidar das galinhas, do canteiro de cebola, de plantas medicinais, de cuidar da casa e de agradar filhos, noras, genros, netos e bisnetos.
Família
Uma parte da família, que estava em Goiatuba, onde nasceu a caçula, mudou-se para Gurupi em 1976. O marido de Maria Cândida, Rafael Milton Veloso, que nasceu no distrito de Esteio, município mineiro de Luz, adquiriu umas terras, em torno de 40 alqueires, em Aliança do Tocantins, TO, para criar gado, plantar milho e cuidar de porcos e galinhas. Faleceu em 2012.
Os seis filhos atuaram em áreas diversas: Maria Helena Veloso Pugas, pedagoga aposentada, dirigiu escolas, dedicando-se mais à coordenação financeira; Luiz Carlos, agropecuarista, assumiu a gestão da fazenda do pai, em Aliança do Tocantins; João Batista Veloso fixou-se em São Salvador do Tocantins, TO, onde tem farmácia; Francisca Belmira, solteira, estabeleceu-se em Brasília, DF, onde tem uma corretora de seguros; Donizethe Aparecida Velozo Pimentel também ficou na Capital Federal, em Águas Claras, e é aposentada como funcionária pública do Distrito Federal; e Marlene Maria Velozo Fontoura é comerciária, trabalhando com um primo na Ceasa-GO, em Goiânia.
Maria Cândida teve nove netos e oito bisnetos.
Maria Cândida com Rafael Milton e os filhos