Wendell Naves e os filhos Ana Luiza e Samuel
Contador, formado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Planejamento Tributário e Gestão Empresarial, Wendell dos Santos Naves Peixoto, 50 anos, tem seu escritório de contabilidade no Distrito Federal e já consolida seu trabalho, atendendo atualmente a mais de 100 empresas. Ele nasceu em Brasília e é filho de Joaquim Peixoto Naves e Valdelice Silva dos Santos.
Joaquim foi comerciante, com uma casa de carnes na antiga cidade-satélite de Guará, em Brasília. Por ser torcedor fanático do Botafogo do Rio de Janeiro, colocou o nome do time na sua casa de carnes, conhecida também como ‘Açougue do Joaquim Botafogo’, apelido com que o fez ser conhecido nessa cidade-satélite que, depois, virou bairro, como todas as cidades-satélites. Estudou até o ensino médio; em Cumari foi cobrador de ônibus, quando tinha uns 15/16 anos, engraxate e trabalhou na fazenda dos pais, Luzia Naves e João Peixoto Batista.
Wendell casou-se com a brasiliense Weslane Ramalho de Freitas Peixoto, técnica em contabilidade, que dividia o escritório com ele; depois ela se bacharelou em Direito pela Faculdade Projeção, de Brasília, e muito o ajudou na ampliação da empresa. Eles tiveram um casal de filhos: Ana Luíza Freitas Naves Peixoto, de 11.09.2007, em homenagem à tetravó, e Samuel Freitas Naves Peixoto, de 01.02.2015, ambos brasilienses. Weslane faleceu em 2020.
Wendell é um dos quatro filhos de Joaquim Peixoto Naves, goiano de Cumari, e Valdelice Silva dos Santos, natural de Propriá, SE. Joaquim aprendeu a trabalhar com seu tio materno Américo Naves de Aguiar, que tinha um frigorífico em Brasília; depois, ingressou na atividade comercial, montando um açougue e foi bem-sucedido. Faleceu aos 57 anos.
Em 2018, quando fazia um curso de pós-graduação em sua área, conheceu o goianiense Allan Naves, quando se aproximaram e, convidado, participou do Encontro dos Naves Borges em Brazabrantes, GO.