Primeira mulher a exercer o cargo de Reitora em uma Universidade Federal brasileira, a professora Maria do Rosário Cassimiro será homenageada pela Universidade Estadual de Goiás com o título de Doutora Honoris Causa da instituição. De acordo com o reitor da UEG, professor Antônio Cruvinel Borges Neto, a honraria se justificou por ela ter dedicado sua vida à luta pela educação superior e ter sido uma das fundadoras de universidades goianas e do Tocantins.

A cerimônia está programada para a quinta-feira, dia 18, às 9h30, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no Park Lozandes, em Goiânia.

A homenageada

Natural de Catalão, GO, de 1934, filha de Josias Cassimiro da Silva e Maria da Costa Milagre, é bacharel e licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi reitora da Universidade Federal de Goiás (1982-1985) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT, à época Unitins), quando da separação dos dois estados. Recebeu o título de Professora Emérita da UFG. Membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás, que presidiu, foi presidente também do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa da UFG e pró-reitora de Extensão dessa instituição.

Integra cinco Academias de Letras: AGL, Cadeira nº 38; AFLAG. Cadeira nº 34; Catalana, Cadeira nº 2; Belavistense e de Inhumas, ambas como sócia correspondente. Participa, ainda, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da Seção de Goiás da União Brasileira de Escritores, da Sociedade Interamericana de Administração da Educação, como sócia fundadora, e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, como membro honorário.

 

Obras publicadas

                A professora Cassimiro tem as seguintes obras publicadas: “Análise preliminar para uma diagnose do Estado de Goiás”, coautoria, M. Braz e G.A.L. Vieira, ed. Oriente, Goiânia, 1971; “Desenvolvimento e educação no interior do Brasil”, ed. Oriente, Goiânia, 1974; “A Extensão Universitária – Sobre a filosofia da Extensão Universitária”, coautoria, Oliveira Leite Gonçalves, Imprensa da UFG, Goiânia, 1979; “O processo educativo”, Ed. UFG, Goiânia, 1980; “A Universidade e a problemática econômica”, coautoria, C. C. Porto, M. F. Carvalho e P. P. Motta, Imprensa da UFG, Goiânia, 1980; “Uma visão do Campus Avançado”, coautoria, Oliveira Leite Gonçalves et alli, MEC/Minter, Brasília, 1980; “Rumos da Universidade brasileira”, coautoria, Oliveira Leite Gonçalves, Ed. UFG, Goiânia, 1986; “Uma Universidade para o Tocantins”, Ed. Kelps, Goiânia, 1996; “Ora, e essa!”, Edição do Autor, Goiânia, 2000; “Umas e outras”, Ed. da Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008; “Além do tempo”, Ed. Kelps, Goiânia, 2010; e “Dois dedos de prosa”, Ed. Kelps, Goiânia, 2012.

Trabalhos publicados em revistas: “Planejamento integral da Educação”, in Inter-Ação”, fls. 49-55, Goiânia, novembro de 1975; “Campo Limpo: As raízes de Goiandira”, in Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás”, edição nº 13, fls. 139-155, Goiânia, 1993; “Discurso de posse na Cadeira nº 38 da Academia Goiana de Letras”, in “Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 10, fls. 39-53, Goiânia, abril de 1989; “O prodígio Cora Coralina”, in “Revista da Academia Goiana de Letras”,  edição nº 13, fls. 33-42, Goiânia, dezembro de 1992; “Discurso de recepção à escritora Lygia de Moura Rassi em sua posse na Cadeira nº 16 da AGL, in Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 15, fls. 65-73, Goiânia, dezembro de 1993;  “Zezinho, o padre”, in Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 15, fls. 133-151, Goiânia, dezembro de 1993; “Discurso de posse como Presidente da Academia Goiana de Letras”, in Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 18, fls. 74-77, Goiânia, julho de 1996; “A angústia do intelecto: Discurso de recepção ao escritor Isócrates de Oliveira em sua posse na Cadeira nº 08 da AGL”, in Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 19, fls. 85-95, Goiânia, dezembro de 1996; “Cora Coralina: Trajetória poética”, in “Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 20, fls. 07-20, Goiânia, julho de 1997; “Saga e epopéia do Tocantins”, in Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 21, fls. 71-78, Goiânia, julho de 1998; “Os 60 anos da Academia Goiana de Letras”, in “Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 22, fls. 07-22, Goiânia, julho de 1999; “Era uma vez … ”, in “Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 23, fls. 97-104, Goiânia, novembro de 2000; “Estrada de Ouro Fino”, in “Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 25, fls. 89-96, Goiânia, agosto de 2002; “O bug do milênio”, in “Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 25, fls. 137-139, Goiânia, agosto de 2002; e “A genialidade do pensamento”, in “Revista da Academia Goiana de Letras”, edição nº 28, fls. 77-84, Goiânia, dezembro de 2004.

Títulos honoríficos

A professora Maria do Rosário Cassimiro recebeu as seguintes honrarias: insígnia da Ordem do Rio Branco, no grau de Grande Oficial, conferida pelo Ministério das Relações Exteriores; comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, no grau de Comendador, conferida pelo Governo do Estado de Goiás; insígnia da Ordem do Mérito Pedro Ludovico Teixeira, no grau de Comendador, da Prefeitura Municipal de Goiânia; insígnia da Ordem do Mérito Tocantins, no grau de Comendador, do Governo do Estado do Tocantins; medalha do Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás; medalha Tiradentes, da Polícia Militar de Goiás; medalha cultural Revista “Brasília”, do Grupo Brasília de Comunicação;  Medalha Cultural D’Almeida Vitor, da Academia de Letras de Brasília;  medalha comemorativa dos 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares, da Ordem Internacional de Ciências; Medalha Cultural Marieta Telles, do Conselho Estadual de Cultura de Goiás; e comenda Berenice Artiaga, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Outras condecorações recebidas: diploma de ‘Educador do Ano”, 1982, do Grêmio Lítero Teatral Carlos Gomes, de Goiânia; ‘Colaborador Emérito do Exército’, do Comando Militar do Planalto, Ministério do Exército; Mérito Agropecuário, sócio honorário, do Sindicato Rural de Jataí, GO; Diploma de Honra ao Mérito, da Academia Tocantinense de Letras.  Conquistou também os títulos de ‘Cidadã Goianiense’, da Câmara Municipal de Goiânia. ‘Cidadã Jataiense’, da Câmara Municipal de Jataí; ‘Cidadã Portuense’, da Câmara Municipal de Porto Nacional, TO; ‘Cidadã Firminopolina’, da Câmara Municipal de Firminópolis, GO; e ‘Cidadã Benemérita de Catalão’, da Câmara Municipal de sua cidade natal.

É verbete da ‘Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea”, de Reis e Souza, volume IV, Rio de Janeiro, 1994; do “Dicionário de Mulheres”, de Hilda Agnes Hiubner Flores, Porto Alegre, 1999; do “Dicionário Bibliográfico de Goiás”, de Mário Ribeiro Martins, Goiânia, 1999; e do “Dicionário do Escritor Goiano”, de José Mendonça Teles, Goiânia, 2000.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.