O Instituto Histórico e Geográfico de Goiás abrirá nesta quinta-feira, dia 12, às 19h, a terceira grande exposição anual que realiza na atual gestão, apresentando o legado do ex-governador Otávio Lage de Siqueira e comemorando o centenário de seu nascimento. Um dos mais importantes governadores do Estado e o que mais construiu obras necessárias, o que contribuiu para tirar o Estado de um atraso histórico, em termos sociais, econômicos e políticos, ele foi um marco de modernidade para Goiás. A observação é do escritor Jales Naves ao falar de seu livro, “Otávio Lage – Empreendedor, Político, Inovador”, lançado em 2014 e que foi considerado, pelo Sindicato das Gráficas, a obra que mais vendeu na noite de autógrafos, no Palácio das Esmeraldas: mais de 400 exemplares. A primeira exposição, sobre o bispo dom Tomás Balduino, aconteceu em 2023, e a segunda, sobre o engenheiro e político Jalles Machado, neste ano.

A mostra, que ficará aberta, gratuitamente, à visitação pública no primeiro pavimento do IHGG, na rua 82 mº 455 – setor Sul, em Goiânia, é dividida em quatro módulos: sua vida; atuação política; educação – foi o Governo que mais investiu nessa área, com 10 colégios estaduais construídos apenas em Goiânia, com ensino público de qualidade; e empreendedorismo. A obra está sendo finalizada nesta terça-feira pela museóloga Vanessa Resende, formada pela Universidade Federal de Goiás e que integra a equipe do Instituto. Ela trabalha nessa exposição desde janeiro, quando buscou primeiro a parte documental; e, posteriormente, os objetos pessoais, como instrumentos que utilizou como engenheiro; medalhas e condecorações que recebeu, diplomas, óculos, o chapéu da campanha eleitoral de 1982 etc.

Para o presidente do IHGG, Jales Guedes Coelho Mendonça, idealizador da iniciativa, o projeto oportuniza à sociedade conhecer as grandes lideranças goianas, das mais diversas áreas. O visitante vai se informar sobre a trajetória do homenageado, os principais trabalhos que realizou, como homem público e, também, seu lado empreendedor, sua parcela de contribuição ao desenvolvimento de Goiás, sua família e a participação deles. Um destaque especial será dado às ações sociais realizadas pela Primeira-Dama, dona Marilda Fontoura de Siqueira, que foram marcantes.

Documentário

Produzido pelo cinegrafista e diretor de cinema Antônio Eustáquio Alves da Silva, conhecido como Taquinho, o documentário será uma imersão na vida de Otávio Lage. Com mais de 60 anos de carreira e responsável por mais de 200 documentários e 50 curtas-metragens, ele vai levar para as telas também um pouco de sua admiração pelo político. “Eu tive a honra de conhecer Otávio Lage ainda no início da minha carreira, quando eu trabalhava na TV. Ele sempre muito positivo, muito educado, cordial com todo mundo, muito correto”, recorda o cineasta, que com um olhar atento às histórias de Goiás, agora traz à tona a memória de um dos personagens mais emblemáticos da política goiana.

A produção do documentário “é uma verdadeira homenagem à sua trajetória política e empresarial, que deixou um legado significativo para o estado”. De acordo com Taquinho, o homenageado faz jus a um reconhecimento ainda maior. “Otávio Lage merece um longa-metragem. São muitas histórias, muitas obras”, afirma. O documentário, com a sensibilidade e a experiência acumulada ao longo de sua carreira, traz não apenas a política, mas também sua vida pessoal e sua relação com Goiás, “deixando um testemunho de sua contribuição ao estado”. Para o cineasta, o documentário e a exposição serão uma oportunidade para revisitar a história de um dos maiores nomes de Goiás.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.