Sophia Naves 

 

A opção pela Psicologia como profissão aconteceu com os filhos já criados e ingressando na faculdade. Professora primária com ênfase em psicopedagogia, Sophia Naves Matos Neves, então com 39 anos, prestou novo vestibular em 2018 e fez o curso de Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), unidade de Goiânia, que concluiu em 2023. “A psicologia sempre foi objeto de profunda admiração e desejo. Mas, era apenas um sonho que não tive como realizar, por razões econômicas na época, pois o curso ainda não existia na Universidade Federal de Goiás”, disse.

“Hoje, aos 45 anos me encontro em transição de carreira. Isso me enche de orgulho, mas sobretudo de gratidão pelo caminho já percorrido”, afirmou, para completar: “Sou uma mãe ‘babona’, e muito feliz pela educação que pude proporcionar aos meus filhos. São seres humanos maravilhosos, empáticos, solidários e com um senso ético de poucos, e como toda mãe fala: ‘Não é porque é meu filho não, hein!?’”. Conforme explicou, pela psicologia “hoje enxergo o mundo com outros olhos, e consigo compreender situações em diferentes perspectivas. Sou um ser em constante construção e evolução”.

 

Trajetória

        Filha de Graciano Peres Naves, contador, que faleceu em 2015, e Terezinha de Maria Matos Naves, professora da Secretaria Municipal da Educação de Goiânia, Sophia Naves nasceu em Miracema do Tocantins, TO, e é a terceira dos três filhos do primeiro casamento do pai, que foi ausente em sua criação. Foi criada pelos avós maternos, Simão Tomaz de Matos, piauiense de Floriano, e Corina Pereira da Costa Matos, maranhense de Buriti Bravo. Simão construiu uma bonita trajetória na cidade, como farmacêutico; teve um sítio no então povoado de Bela Vista, que depois foi emancipado como Miracema do Tocantins, onde plantou, criou gado e foi um empreendedor, construiu casas. Graciano ajudou nessas iniciativas, sendo contador, mas deixou sua esposa e se casou com uma das servidoras da farmácia do sogro, quando se mudou para Goiânia; a filha caçula tinha dois anos, e só voltou a encontrar o pai quando ela estava com 12 anos.

Em sua cidade natal Sophia fez o curso Normal / Magistério, no Colégio Tocantins, das Religiosas da Assunção, “grupo diversificado de mulheres de todo o mundo que vivem juntas em comunidades de um jeito ínfimo e alegre”.

Até os 16 anos morou em Miracema. Com a morte do avô materno, aos 17 anos Sophia decidiu se mudar para Goiânia, para estudar Teologia em um seminário no regime de internato. “Conheci o pai dos meus filhos, que foi colega no seminário, e fiquei com ele por 23 anos. Nesse tempo, fiz a minha segunda graduação em Pedagogia e me dediquei à carreira de professora e mãe”. Ele era bombeiro militar e hoje é pastor evangélico.

Sophia é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, em 2007, e atualmente é funcionária pública na Rede Municipal de Educação de Goiânia. desde 2011, e na RME de Aparecida de Goiânia, a partir de 2002. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Graduou-se também em Psicologia pela Universo Goiânia, e é especialista em ABA e em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Ipog.

Quando os filhos já estavam crescidos e entrando na faculdade, decidiu cursar Psicologia e “foi sem dúvida uma das maiores decisões da minha vida. A época saí de uma relação que havia se tornado tóxica e em que havíamos nos perdido, enquanto casal, e nos divorciamos em 2021”, afirmou.

 

Filhos

O primeiro filho, Gabriel, nasceu em 1999. Aluno aplicado e que gosta de estudar, fez inicialmente, dois anos, o Curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Goiás, mas desistiu, fazendo novo vestibular, para Jornalismo, também na UFG, no qual se encontrou e concluiu. O hábito de leitura o aproximou de editoras, que passaram a lhe enviar obras, que lia e produzia uma resenha, que publicava no blog que criou e no jornal “O Popular”, de Goiânia, onde trabalha.

A filha caçula, Anna Sophia, de 19 anos, está cursando Enfermagem e tem sido uma acadêmica dedicada e é estagiária no HDT em Goiânia.

 

Superação e realizações

A trajetória de Sophia Naves é marcada por determinação, superação e reinvenção. Aos 45 anos, ela celebra as conquistas pessoais e profissionais com a sabedoria de quem enfrentou desafios e fez escolhas corajosas ao longo da vida. A decisão de cursar Psicologia, mesmo em uma fase em que muitos já consideram estabilizar suas carreiras, demonstra seu espírito inquieto e a busca por novos horizontes.

A transição de carreira, impulsionada pelo desejo antigo de compreender a mente humana, não foi apenas uma mudança profissional, mas também um ato de coragem pessoal. Paralelamente, orgulha-se de sua dedicação como mãe e educadora, tendo contribuído para a formação de filhos que refletem os valores que ela sempre prezou: ética, solidariedade e empatia.

Sua história inspira aqueles que, em diferentes momentos da vida, sentem o chamado para recomeçar, seja na busca por um novo sonho, seja na construção de um novo caminho. Sophia Naves prova que nunca é tarde para transformar sonhos em realidade e que, com esforço e resiliência, é possível se reinventar e impactar positivamente as pessoas ao redor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.