Museu Afro Brasil
Desde a sua fundação, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo tem contribuído profundamente para o cenário cultural da cidade de São Paulo. Lar de cerca de oito mil obras que narram a história do Brasil e do mundo pela ótica da população negra, o museu comemora 20 anos de existência com três exposições imperdíveis, construídas a partir do seu acervo.
Parceiro do Museu, desde a sua fundação, o escritório Rubens Naves Santos Jr Advogados, de São Paulo, está divulgando essa comemoração e convidando para uma visita às mostras.
“Pensar e repensar, fazer e refazer”
Há 20 anos, Emanoel Araújo tornava real a ideia de criar um Museu que pudesse registrar, preservar e argumentar, a partir do olhar e da experiência do negro, quem negro foi e quem negro é no Brasil, de séculos passados aos dias atuais.
Em comemoração a este legado, no dia 23 de outubro deu início oficialmente às comemorações dos 20 anos do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, com a abertura de três exposições que resgatam essa trajetória.
A exposição “Pensar e repensar, fazer e refazer” revisita as mostras mais marcantes ao longo dos 20 anos do Museu. Com uma abordagem reflexiva, faz um balanço do legado o Museu, fundado por Emanoel Araújo, e destaca as contribuições da instituição para a valorização das culturas africanas e afro-brasileiras ao longo de duas décadas. Em exibição até janeiro de 2025, ela propõe uma releitura do acervo e das exposições anteriores, reafirmando o compromisso do museu com a transformação e a inovação curatorial.
Venha refletir e descubra novas maneiras de apreciar a arte popular!
📍 Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
📅 Data: até janeiro de 2025
⏰ Horário: terça a domingo, das 10h às 17h
#MuseuAfroBrasilEmanoelAraujo #ArteAfroDiasporica #MABEmanoelAraujo #PensareRepensarFazereRefazer
‘Uma História do Poder na África’
A exposição ‘Uma História do Poder na África’, com curadoria de Vanicleia Silva Santos, integra a programação comemorativa dos 20 anos do MAB Emanoel Araujo.
A mostra explora as raízes culturais e históricas do continente africano e seu papel na formação das civilizações globais. Inspirada pelas ideias do historiador senegalês Cheikh Anta Diop, traz uma narrativa profunda sobre o poder na África, com obras que dialogam com peças históricas e contemporâneas. Busca evidenciar a influência das tradições africanas no desenvolvimento artístico global, e reconhece as contribuições da diáspora africana. Esta exposição estará em cartaz até fevereiro de 2025.
É um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio do BTG Pactual, Mattos Filho, Banco Safra e Elgin. Realização: Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
📍 Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
📅 Data: até fevereiro de 2025
⏰ Horário: terça a domingo, das 10h às 17h
#MuseuAfroBrasilEmanoelAraujo #ArteAfroDiasporica #PopularPopulares #ArtePopular
‘Popular Populares’
A exposição ‘Popular Populares’ oferece uma nova perspectiva sobre o que é considerado arte popular, quebrando as definições tradicionais e explorando a pluralidade de expressões de artistas negros e indígenas.
Com obras que vão desde antropo-zoomorfismos vibrantes a peças minimalistas, o espetáculo convida o público a repensar as barreiras históricas e culturais que rodeiam o conceito de “popular”. Em exposição subterrânea no Museu até maio de 2025, tem como objetivo desmantelar fronteiras e ampliar a compreensão dessas manifestações artísticas.
Venha refletir e descubra novas maneiras de apreciar a arte popular!
📍 Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
📅 Data: maio de 2025
⏰ Horário: terça a domingo, das 10h às 17h
#MuseuAfroBrasilEmanoelAraujo #ArteAfroDiasporica #PopularPopulares #ArtePopular