Livro sobre a vida de Otávio Lage é lançado em Goiânia

Momento da homenagem à dona Marilda Fontoura de Siqueira pelos seus 88 anos de vida [Foto: Leoiran/GoiasAgora]

O Salão Dona Gercina Borges, do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, ficou lotado, na noite de ontem, 23 de abril, para o lançamento do livro “Otávio Lage: Empreendedor, Político, Inovador”, do jornalista Jales Naves.  A solenidade teve a presença da Família Lage, de autoridades e de amigos do ex-governador e empresário, fundador do Grupo Otávio Lage e da Jalles Machado.

O livro resgata a memória do político que fez obras importantes para o desenvolvimento de Goiás quando foi governador, entre 1966 e 1971, e também retrata o lado empreendedor e inovador de Otávio Lage no setor privado. A publicação é resultado de nove meses de pesquisa e entrevistas.

“Algumas distorções históricas também são corrigidas no livro, como o fato de Otávio Lage ter fechado a Assembleia Legislativa, quando na verdade o fechamento foi imposição do Governo Federal. Além disso, ele foi o único governador goiano eleito pelo voto durante o regime militar”, ressalta Jales Naves.

Para a família, a biografia é uma forma de fazer com que pessoas possam conhecer a história de humildade e determinação de um grande homem que pensava à frente do seu tempo. “É uma maneira de homenageá-lo por tudo o que ele representou como homem público, empresário e cidadão. Ele estava sempre disposto a colaborar com tudo o que se referia ao progresso de Goiás. Estou muito emocionada por relembrar grandes momentos da nossa vida”, afirma Marilda Fontoura de Siqueira, que foi casada com Otávio Lage por mais de 50 anos.

O diretor-presidente da Jalles Machado, Otávio Lage de Siqueira Filho, ressalta o empreendedorismo do pai. “O grande ídolo de meu pai foi meu avô, Jalles Machado, que também foi político e sempre buscava o progresso. O livro mostra o pioneirismo de Otávio Lage na implantação de confinamento, nos cruzamentos genéticos bovinos, nas lavouras em Goianésia e no negócio de açúcar e etanol, que hoje é a Jalles Machado”, explica.

O Governador Marconi Perillo ressaltou a importância de Otávio Lage para Goiás. “É motivo de honra e orgulho abrir as portas da Casa Verde para esse evento. Otávio Lage foi um homem que deixou um grande legado e ao qual sou muito grato. Para homenageá-lo, o Hospital de Urgências da região Noroeste de Goiânia, levará o seu nome”, afirma.

Deixe uma resposta

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentário são processados.