Lorena Naves
A área de licitação soma pela boa gestão municipal, ajuda no planejamento das aquisições e alinha as demandas às disponibilidades financeiras e prioridades do município. Assim tem sido o papel de Lorena Naves de Sousa, que desde 2021 é pregoeira oficial e coordena o Departamento de Licitação da Prefeitura de Firminópolis, GO, garantindo a compra de bens e serviços essenciais para a cidade.
Graduada em Direito pela Faculdade de Anicuns, GO, em 2006, e com pós-graduação em Licitações e Contratos, pelo Instituto Goiano de Direito, ela deu uma nova dinâmica a essa área na gestão do prefeito José Airton de Oliveira, que foi reeleito para um novo mandato.
Firminópolis tem história com a família Borges Naves. Lorena, nascida e criada na cidade, é filha de Ilton Naves de Sousa e Aneide Maria Naves de Sousa, e neta de José Naves de Sousa (Zé Branquinho) e Abadia Maria de Jesus e de Otaviano Maia de Sousa e Anazira Naves de Sousa, pioneiros. Uma das gestões mais destacadas foi a do então prefeito Vitoriano Borges Naves.
Ela estudou na Escola Santos Dumont, fez o ensino fundamental e o médio no Colégio Estadual Américo Gonçalves Faleiro, de Firminópolis, e tem mais dois cursos de pós-graduação: em Direito Civil, Processo Civil e Docência Universitária, pela Faculdade Anhanguera.
Pregoeiro oficial
O atual Prefeito, conhecendo Lorena, a convidou para exercer essa difícil função, na qual se projetou. O pregoeiro é uma figura fundamental na administração pública municipal, especialmente no âmbito das compras e contratações realizadas por meio do pregão, seja na modalidade presencial ou eletrônica.
Sua importância pode ser destacada em diversos aspectos, como na garantia de eficiência e economia – o pregoeiro é responsável por conduzir processos de aquisição de bens e serviços com maior celeridade e eficiência, contribuindo para que os recursos públicos sejam utilizados de forma mais econômica.
Dessa forma, obtém melhor custo-benefício; e atua como um agente de controle, assegurando que todas as etapas sejam conduzidas em conformidade com a legislação vigente, protegendo o município contra fraudes, irregularidades e questionamentos jurídicos.
Lorena Naves mantém sua conduta frente as sessões de licitação, corroborando para uma gestão transparente e eficiente dos recursos públicos e fortalecendo a confiança da população e dos fornecedores no município. Sua atuação direta reflete na eficiência administrativa, na legalidade dos processos e, principalmente, na melhoria dos serviços oferecidos à população.