Alex Ximenes Naves com Cíntia Juliana, Matheus e Fellipe

 

Um cientista, estudioso e detalhista em seus projetos, Alex Ximenes Naves, nascido em Barra Mansa, RJ, e criado em Três Corações, MG, tem uma trajetória de grandes conquistas e de busca de novos resultados. Em 2018 ele realizou pesquisas relacionadas com energias renováveis, principalmente energia solar distribuída, e sua viabilidade para atender as necessidades energéticas das pessoas, da forma mais autônoma e acessível possível. No grupo de pesquisas Suscape, da Universidade Rovira i Virgili (URV), em Tarragona, Espanha, utilizou modelos computacionais em TRNSYS para simulação e otimização de soluções PV (Fotovoltaicos) e TES (Armazenamento de Energia Térmica).

Formado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Itajubá, MG (Unifei), em 1994, atuou inicialmente em projetos de infraestrutura de Tecnologia da Informação no banco de investimentos ABN Amro, dos Países Baixos, até 2003. Em seguida, até 2005, trabalhou em sistemas de informação, na Fundação Comunitária Tricordiana de Educação, mantenedora da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), em Três Corações.

Entre 2006 e 2015 Alex atuou na Área de Engenharia na empresa Petrobras, no planejamento e controle de projetos relacionados à logística de suprimentos de petróleo bruto e derivados. Obteve pelo Project Management Institute (PMI) certificação em Project Management em 2007 e Especialização em Cronogramas por esse Instituto em 2011.

Mestrado e pós-doutorado

Em 2015 concluiu o Mestrado em Engenharia Civil na Universidade Federal Fluminense (UFF). Nesse ano estudou na URV, na Espanha, durante o Mestrado, a aplicação do Custeio do Ciclo de Vida na Indústria da Construção, cujo resultado lhe rendeu, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro, premiação no V Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos em 2016.

Em 2018, durante estudos na URV, realizou modelagem computacional de um centro logístico em Granada, Espanha, para simulações com algoritmos de otimização de eficiência energética utilizando sistema solar fotovoltaico. Os resultados com a análise de viabilidade foram entregues ao cliente em forma de relatório técnico e possibilitaram a publicação de um artigo científico na revista “Applied Sciences”, em 2019.

Concluiu em 2019 o Doutorado, com duplo diploma, em Engenharia Civil na UFF e em Nanociências, Materiais e Engenharia Química (Engenharia Ambiental) na URV. Conduziu pesquisas sobre Energias Renováveis na URV, por 18 meses, entre 2017 e 2018, como bolsista pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e posteriormente pelo Centre Tecnològic de la Química de Catalunya (CTQC), da Espanha.

Em 2021 iniciou os estudos de pós-doutorado na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o projeto intitulado “Otimização e Controle da Eficiência Energética em Edifícios utilizando Organização Autônoma Descentralizada, como base para o Gerenciamento da Qualidade Ambiental”.

Retorno a Três Corações

Filho de Jorge Naves e Alair Ximenes Naves, Alex é casado com a analista de sistemas e professora Cíntia Juliana Salvador Naves, natural de Santo Antônio da Platina, PR, e residem em Jundiai, SP, a partir de quando trabalhava na Petrobras. Eles têm dois filhos: Matheus, de 2001, que faz o quinto período de Biotecnologia na Universidade Federal de Alfenas; e Fellipe, de 2007.

Alex e o pai Jorge Naves

Em 2022 retornou a Três Corações. Como trabalhou bom tempo no escritório de contabilidade do pai, com boa clientela, que atendia em especial a folha de pagamento e produtores rurais, quanto à tributação, foi atualizar essa empresa, já que os clientes são praticamente os mesmos há muitos anos.

Curioso, desde criança Alex resolve problemas com eletrodomésticos em casa. Lembra que a avó materna, Maria Ribeiro Ximenes, sempre o chamava para consertar ferros elétricos de passar roupas, colocar lâmpadas e mexer na fiação. O pagamento era em café com pão-de-queijo, feitos na hora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.