Ademir Nunes Naves em sua oficina
Eles são três irmãos – Ademir, José Maria e João Batista, todos assinando Nunes Naves –, fizeram até o ensino médio e, como desde criança estavam próximos do pai, Afrânio Ferreira Naves, que tinha sua oficina mecânica com especialização na parte elétrica de veículos, também se tornaram eletricistas de automóveis. Depois que aprenderam a atividade, cada um montou uma oficina em cidades próximas de onde nasceram, na região sul de Goiás.
A história começa quando a avó paterna deles, Luzia Ferreira Naves, faleceu em Uberaba, MG, onde residia, em 1954, e o avô, Epaminondas Theodoro Naves, que tinha terras em Monte Carmelo e Nova Ponte, diante da dificuldade dele em cuidar dos filhos, decidiu colocá-los no internato do Colégio Regina Pacis, em Araguari, MG.
Afrânio tinha 13 anos quando foi levado para o internato com os irmãos. Certo dia, recebeu na escola a visita de um padrinho, João de Paula, mineiro de Uberlândia, casado com uma prima primeira de sua mãe e que morava em Joviânia, GO; ele gostou da conversa e por isso não ficou mais de um ano naquele local, quando decidiu mudar de vida: aos 14 anos de idade fugiu do internato e foi até a casa do padrinho em Goiás, onde se instalou, aprendeu o ofício com ele e se tornou eletricista de veículos. Ficou com os padrinhos até se casar, aos 21 anos. Montou sua oficina aos 20 anos, antes do casamento, e permaneceu na atividade a vida inteira, até falecer, aos 70 anos, de enfisema pulmonar.
Afrânio, que não chegou a concluir o ensino médio, completou sua formação técnica por correspondência, ao adquirir material produzido no Uruguai, em espanhol. Como estavam sempre na oficina, ajudando, os três filhos acabaram seguindo os seus passos nessa função. Ademir foi um pouco adiante, fazendo o curso de injeção eletrônica no Senai em Goiânia e assumiu a oficina do pai em Edéia, GO, aos 17 anos, em 1984. Dez anos depois, em janeiro de 1994, mudou-se para Edealina, GO, onde instalou sua própria oficina elétrica e está até hoje. José Maria mudou-se para a vizinha Vicentinópolis, GO, e lá se fixou, com sua oficina. João Batista ficou em Edéia, onde passou a residir e instalou sua oficina.
Filho do primeiro relacionamento de Afrânio, Edson cresceu distante dos irmãos, tornou-se motorista de caminhão e morreu de covid em 2022.
Afrânio com os sobrinhos Michele e Guilherme Naves