Ronaldo Naves e o pai Ronan Naves de Oliveira
Observador do que acontece ao seu redor, Ronaldo da Silva Naves, 58 anos, mineiro de Uberaba, é um escritor que já tem prontos mais de mil textos e quer começar a publicá-los. Desde 1992 em Brasília, quando optou pelas Forças Armadas, e depois pela Polícia Civil, a partir de 2016 começou a escrever – são reflexões cristãs e histórias por onde passou em suas atividades profissionais, em especial na Polícia.
Primeiro ele se formou em Educação Física, em 1987, na antiga Faculdades Integradas de Uberaba; atleta, faixa preta de karatê estilo shoryn ryu, sagrou-se em 1989 vice-campeão brasileiro em São Paulo. Depois, na Universidade de Uberaba, graduou-se em Odontologia, em 1991.
No ano seguinte mudou-se para Brasília, para o Ministério da Aeronáutica, indo trabalhar no Hospital das Forças Armadas, como R-2, e saindo de seus quadros como primeiro tenente, em 2000; sempre teve consultório odontológico, para atender seus pacientes.
Em 2002 ingressou na Polícia Civil do Distrito Federal, quando retornou aos estudos: em 2007 concluiu Direito no Centro de Ensino Unificado de Brasília, já nos anos 1990 transformado em Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), e em, 2008, pós-graduação em Direito Penal, na Faculdade Processus. Atualmente é agente Policial de Custódia da PCDF.
Como nos anos 2000 ele teve uma “cura” que mudou sua vida, em 2013, buscando explicações para seu caso, fez o curso de Teologia na Faculdade de Teologia da Assembleia de Deus.
Obrigado, Jales, por publicar um pouco da minha história em sua conceituada editora! Deus abençoe sua vida!