Nilza Naves Amaral
Mineira de Nova Ponte, onde nasceu em 1942, e em Porangatu, GO, praticamente durante toda sua vida, pois chegou quando tinha cinco anos de idade, Nilza Naves Amaral construiu sua trajetória nessa cidade do Norte goiano. Fez seus estudos em escolas municipais, o ginasial e o ensino médio no Colégio Estadual Waldemar Lopes do Amaral Brito, e o curso de Língua Portuguesa / Literatura na Universidade Estadual de Goiás.
Casou-se com o contador Waldemar Lopes do Amaral Brito, maranhense de Alto Parnaíba, de 1931, que foi professor e diretor de escola estadual e faleceu em Porangatu em 1984. O casal teve três filhos: Fernando Naves do Amaral, em 1960, motorista do Estado aposentado e que cuida da fazenda de seu irmão caçula, onde cria gado leiteiro; Elias Naves do Amaral, que trabalhava numa clínica radiológica e faleceu em 2019; e Waldemar Naves do Amaral, médico, pioneiro na área de reprodução humana na região Centro-Oeste, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e conselheiro do Conselho Federal de Medicina.
Professora e política, Nilza exerceu três mandatos consecutivos de vereadora em Porangatu, pelo PSDB, de 1992 a 2004, dirigiu o Colégio Estadual que tem o nome de seu falecido marido, e foi Secretária Municipal da Cultura, atividade à qual sempre esteve ligada. Aposentada, continua residindo em Porangatu. Dentre suas iniciativas, a Casa de Apoio em Goiânia e a Clínica de Hemodiálise, ambas com grande receptividade.
Família
O filho mais velho, Fernando, casou-se com Sandra Francisca Pereira, natural de Palmeirópolis, TO, com quem tem uma filha, Brenda Fernanda Naves, enfermeira; depois, o casal se separou. Elias foi casado com a conterrânea Maria Adelaide, filha de Joel de Souza Alves e Olávia Domingos do Nascimento, e eles tem dois filhos, ambos de Porangatu: Waldemar Neto, de 1991, que é médico e atualmente trabalha em Uruaçu, GO, e Elias Júnior, engenheiro civil, em Porangatu.
O caçula, Waldemar Naves do Amaral, formado pela Faculdade de Medicina da UFG, que dirige atualmente, sempre se destacou nos estudos e é uma das principais lideranças médicas de Goiás, sendo pioneiro na criação do bebê de proveta no Centro-Oeste. É casado com a médica Mara Sandra Coelho Borges do Amaral, goianiense que passou a infância no Tocantins, com quem tem dois filhos: Waldemar Naves do Amaral Filho, médico; e Alexandre Alcides Borges do Amaral, educador físico.