Barachel Naves e família
A nova geração dos descendentes de Barachel Naves de Rezende e Arlinda Gomes, em Mineiros, GO, decidiu fazer curso superior. Filhos de Delma Naves Caetano, missionária evangélica, e do radialista Paulo Gomes Teles, Bruna faz Agronegócios na Universidade Estadual de Goiás e Paulo Vitor Naves Teles o curso de Administração no Centro Universitário de Mineiros (UniFIMES). Filhos de Rosilene Naves Caetano Souza e Maxwel Francisco de Souza, ambos motoristas, Ian Marcos e Iuri Naves de Souza fazem Agronomia, e já trabalham, os dois, em lojas de produtos agropecuários.
Barachel trabalhou na roça, foi garimpeiro e gostava de mostrar alguns diamantes que conseguiu achar, dos quais um de 10 quilates, no ribeirão Claro, perto de Alto Araguaia, MT, mas não fez fortuna nessa atividade. Casou-se com Arlinda Gomes, e eles tiveram três filhos: Dalvina, Luzia e José Naves Gomes, que faleceu aos 18 anos de idade.
Dalvina nasceu em 1956, em Alto Garças, MT, casou-se com Sebastião Rodrigues Caetano, natural de Mineiros, que trabalhou em fazendas, e tiveram duas filhas, Delma e Rosilene Naves Caetano, que estudou no Colégio Estadual Professora Alice Pereira Alves. Luzia, de 1961, nasceu em Mineiros e se casou com Pedro Fialho Batista, de 1957, que é operador de secador, e eles tem dois filhos: Werick, motorista carreteiro na empresa Trans Canarinho, desde 2015, solteiro, e Wilker, mecânico, casado com Isdênia, e eles têm um casal de filhos, Maria Clara e Miguel.
Dalvina Naves e a filha Rosilene Naves