Dolores das Graças e Natanael Naves

         Filho de agricultores e com uma trajetória no meio rural, Natanael José Naves, paranaense de Apucarana e que fez apenas o curso primário, aos 23 anos resolveu dar uma guinada em sua vida, que girava em torno de um pequeno sítio no povoado de São José, município de Terra Roxa, PR. Ao se casar em novembro de 1974, com Dolores das Graças, nascida em Cianorte, PR, eles decidiram se mudar para a Capital, para terem melhores condições de organizar a família. Em Curitiba, ele trabalhou primeiro na Madeireira Werneck, por uns dois anos, e logo ingressou na metalúrgica Bosch, empresa alemã que fabrica peças para automóveis, eletrodomésticos etc., como operador de máquinas, no controle de qualidade, e ali permaneceu por 20 anos, até se aposentar, em 2011.

É filho dos paulistas José Isidoro Naves e Conceição Aparecida Naves, que aproveitaram as oportunidades que o Paraná estava oferecendo às famílias que desejassem participar do processo de colonização de suas terras na região Oeste e se instalaram na fazenda Ubatuba, município de Apucarana; depois compraram um sítio de 10 alqueires e se dedicaram ao cultivo agrícola. O casal teve outros cinco filhos: Maurílio, João, Murilo, Marta e Maria.

Família

Natanael e Dolores, que sempre foi costureira e ainda hoje ajuda os vizinhos com seu trabalho, tem duas filhas e dois filhos.

Simone estudou na Escola Estadual Brasílio Vicente de Castro, na capital paranaense, onde fez o ensino fundamental, é cabeleireira, tem empresa de cerimonial, realizando recepções (casamentos, aniversários etc.), é casada com Jonadab Shuli, policial militar aposentado, da PM-PR, e são evangélicos, participando das ações sociais da Assembleia de Deus, de Curitiba. Casada com o metalúrgico Tiago Lisboa Soares Nascimento, Sandra Regina trabalha na parte industrial da empresa de chocolate Mondelez e tem quatro filhas: Sara Regina, professora, casada com Leonardo Ferreira, com um casal de filhos: Alice, de cinco anos, e Arthur, de um ano; Ana Carolina, que trabalha na metalúrgica Bosch e é casada com Diego Machado, também metalúrgico; Amanda Gabrielle, farmacêutica; e Yasmin Lorena, 12 anos, estudante.

Sidnei Isidoro, formado em dois cursos técnicos, Matemática Básica e Desenho Industrial, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Curitiba, trabalha na Bubamaster, usinagem de peças; é casado com Malu Karina de Cristo Naves, e eles têm três filhos: Ketlyn Karina, psicóloga, graduada pela Faculdade Positivo, Kauany Gabriely, aprendiz na área administrativa de uma multinacional, a Volvo, e Kaio Vinicius trabalha na multinacional Sumitomo. Silvano José, caçula, que completou o ensino médio, é autônomo, trabalhando na parte elétrica e hidráulica, que aprendeu sozinho, fazendo, casado com Silvana Rodrigues e tem três filhos, dois já empregados – Alyson, 25 anos, é especialista em Tecnologia da Informação, formado pelo Senai, atuando numa empresa que produz aparelhos para identificação de grãos, e Erick, 18 anos, trabalha na montagem de geladeiras na Electrolux

Silvano e Silvana com os filhos Alyson, Davi Lucas e Erick

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.