Cláudia Naves Battlehner Herman
Pesquisadora na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), faleceu nesta quarta-feira, dia 11, aos 61 anos, a médica Cláudia Naves Battlehner Herman, paulistana. Seu corpo está sendo velado na capital paulista e será sepultado às 14h desta quinta-feira. Era filha de Margarida Naves Battlehner, paulista de Barretos, e do médico austríaco Peter Karl Ernst Battlehner, casada com o médico Paulo Herman, e eles têm dois filhos: Eduardo Battlehner Herman e Marcelo Battlehner Herman.
Peter, austríaco que veio para o Brasil com cinco anos de idade e morou no Rio de Janeiro, conheceu Margarida em Ponta Grossa, PR, e se casaram em São Paulo, em 1962. Eles tiveram dois filhos: Cláudia e Carlos; Carlos, solteiro, de 1965, fez Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. Cláudia é neta do mineiro João Naves da Cunha.
Estudos
Graduada em Medicina pela USP (1987), Cláudia fez Residência Médica em Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina da USP (1988-1991), mestrado em Image Analysis In Histology na University of London (1995) e doutorado em Patologia na Universidade de São Paulo (2000). Era técnica especializada de nível superior dessa Faculdade, com experiência na área de Morfologia, ênfase em Morfometria e Estereologia, atuando principalmente nos seguintes temas: matriz extracelular, estereologia, prenhez, colágeno e fibras do sistema elástico.
Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sua tese de Doutorado, “Distribuição diferencial das fibras do sistema elástico na mucosa do colo uterino de ratas: Estudo morfométrico das variações durante o ciclo estral, no fim da gravidez e após castração”, teve como orientador Gregório Santiago Montes. O Mestrado em Londres (1994-1995) também foi como bolsista do CNPq.