Casal de doutores Luciana Ansanelli Naves e João Willy

Pesquisadora de renome internacional, pelo significado do trabalho que realiza, a professora doutora Luciana Ansanelli Naves, da Universidade de Brasília, será homenageada pelo Festival Cultural Naves Brasil, da Editora Naves, programado para novembro deste ano, em Brasília. Autora do melhor trabalho de neuroendocrinologia da América Latina, venceu o ‘Latin American Novartis Oncology Scientific Award’, prêmio dado a pesquisadores das áreas envolvidas em desenvolvimento de tumores, nas categorias de oncologia, hematologia e neuroendocrinologia. “Essa é uma premiação muito considerada. É um grande sinal da importância do nosso trabalho no Hospital Universitário”, disse. A premiação foi na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos.

Luciana investigou tumores na hipófise, glândula responsável pela produção de importantes hormônios no corpo humano. A doença pode causar gigantismo, hipertensão intracraniana e cegueira. Até o momento, poucas famílias com histórico da doença foram estudadas em todo o mundo. Dezessete delas foram rastreadas e identificadas pela professora em Brasília.

Trajetória

Goianiense, graduada em Medicina pela UnB em 1990, fez Residência Médica em Clínica Médica (1990-1991) e Endocrinologia (1992-1994) no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Tem Mestrado e conquistou o Diplome d’Etudes Approffondies en Endocrinologie na Université Claude Bernard Lyon I, França, em 1996, e Doutorado em Ciências da Saúde na UnB, em 2000.

Chefe do Serviço de Endocrinologia da Universidade, tem experiência na área de Medicina Interna e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Ministra aulas na graduação, coordenando as disciplinas de Fisiologia Endócrina e Clínica Médica no Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da UnB; coordena o Centro de Pesquisas em Endocrinologia dessa instituição.

Bolsista de Produtividade do CNPq, é orientadora dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, com alunos de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Tem como principais linhas de pesquisa: Acromegalia, Adenomas Hipofisários, Hipopituitarismo, Biologia Molecular dos Tumores Endócrinos, Tumores Hipofisarios Familiares, Diabetes e Tireoide.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.