Marilisia Naves
Sempre interessada na área de saúde, Marilisia Morais Naves de Paula, mineira de Pouso Alegre, 26 anos, mudou-se para a vizinha cidade de Alfenas, MG, onde faz o primeiro ano do Curso de Medicina, na Universidade Professor Edson Antônio Velano (Unifenas), que iniciou neste 2025. Ela já tinha feito Biomedicina, no Centro Universitário UNA, de sua cidade natal, que concluiu e trabalhou um período no laboratório Méthodos, deixando-o para focar em Medicina.
Casada com André Openheimer de Souza, formado pela Faculdade de Direito do Sul de Minas e que atualmente cursa Medicina na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), no sexto período, eles possuem um sebo de livros raros e antigos, de nome ‘Sebo Livros Raros’, no qual atuam ‘on line’ e pelo Instagram.
Marilisia é filha única de Geraldo Naves de Paula, mineiro de Bom Sucesso, 59 anos, e de Maria Beatriz Morais. Geraldo não quis se dedicar à lavoura, como seus pais, e mudou-se para Pouso Alegre, que tem um expressivo parque industrial e trabalhou em algumas empresas. Há 23 anos é metalúrgico, na Aethra Sistemas Automotivos, antiga Flamma Automotiva, que produz componentes estruturais automobilísticos.
Família
De origem simples, seu avô Sebastião Vicente de Paula trabalhou no meio rural, colhendo café na região de Bom Sucesso, MG, economizou e comprou uma casa na cidade, onde criou os cinco filhos: Geraldo Naves de Paula, José Wilson, Francisco, Antônio e Sebastião Naves de Paula. A avó, Sebastiana Naves de Paula, trabalhou como doméstica e foi cuidadora em Belo Horizonte.
Sebastiana, que nasceu em Bom Sucesso, era filha de José Eduardo Naves e Maria Mecia de Jesus, e teve dois irmãos: Antônio Eduardo Naves e Maria do Carmo Naves; ela fugiu para se casar com um negro, que seus pais não aceitavam, e nunca mais recebeu notícias dela.