Jales Naves recebeu a visita do primo Marcus Naves (Foto de Heloísa Machado Naves)

 

Pesquisador nato, que vai atrás da informação correta, Marcus Paulo Vieira Naves, 33 anos, jornalista, decidiu buscar suas origens familiares. Com grande conhecimento do trabalho realizado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Igreja dos Mormóns, tem ampliado sua rede de contatos e ampliado as informações de seu núcleo familiar.

Outra iniciativa foi adquirir os dois livros lançados pela Editora Naves: “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes e jornalista Jales Naves, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves e jornalista Jales Naves.

Marcus Naves é goiano de Itumbiara, mora em sua cidade natal e atualmente faz prospecção de negócios nos Estados Unidos. Em Itumbiara, estudou na Escola Municipal Alexandre Arcipretti, Colégio Estadual Polivalente dr. Menezes Júnior e Colégio Oliveira Silva. Em seguida, começou o Curso de Jornalismo no Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho, e o concluiu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, em 2023; e conclui, neste ano, o Curso de Publicidade e Propaganda, no UnASP.

Dados familiares

Seu trabalho de levantamento de dados genealógicos começa na quinta geração da família Naves brasileira, que tem dentre seus integrantes Francisco de Salles Teixeira de Almeida Naves, mineiro de Lavras, com três datas presumidas de nascimento: 1782, 1787 e 1790; e se casou, em 5 de março de 1810, com Ignácia (Michelina) de Santanna Pedrosa, natural de Macaia, distrito do município mineiro de Bom Sucesso, de 1792. Francisco faleceu em 1834 e Ignácia em 1854, ambos em Lavras.

O casal teve oito filhos, todos em Lavras: Joaquim, de 1813 (batismo); Bernardo, de 1812; José, de 1823; Francisco, de 1826; Venâncio, de 1823 (batismo); Jerônimo, de 1826 (batismo); Antônio José, de 1829 (batismo) e Bárbara, da sexta geração dos Naves do Brasil.

Marcus Naves é descendente de Venâncio de Salles Teixeira Naves, que se casou com Ana Rita de Carvalho e tiveram pelo menos um filho: Antônio Venâncio Naves, de 1897, também de Lavras, da sétima geração, que se casou com Maria Ana de Jesus; os dois tiveram pelo menos uma filha, Maria do Carmo de Jesus (Naves), mineira de São Sebastião do Oeste, de 1924, da oitava geração.

Maria do Carmo casou-se com seu conterrâneo João Alves Vieira e tiveram sete filhos (nona geração): José Antônio, Maria Aparecida, Donizete Antônio, Glória Maria, João Antônio, Jesus Antônio e Divino Antônio, os dois últimos gêmeos, de 1964, nascidos em Itumbiara.

 

Inclusão do Naves

Jesus Antônio Vieira casou-se com Sirlene Silva e tiveram um casal de filhos: Marcus Paulo e Jéssica Cristina, ambos também de Itumbiara, que integram a décima geração dos Naves brasileiros. Em 2023, como seus pais não colocaram o nome de família nele, Marcus Paulo foi ao cartório e requereu a inclusão do Naves, o que foi feito e passa a utilizá-lo com orgulho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.