Luiz Humberto com os filhos Enzo e Heitor, que assinam Naves
Goiano de Buriti Alegre e um membro ativo da família, Luiz Humberto Teixeira, 68 anos, não assina Naves, porque o pai não o colocou ao registrá-lo, e desde criança sempre desejou ter essa assinatura. Ao se casar com a paranaense de Bandeirante, Ana Cristina Pereira, ela lhe deu dois filhos e a primeira providência foi colocar o sobrenome neles, Enzo e Heitor, ambos alunos do Colégio Einstein, em Goiânia. Agora, ao participar das redes sociais, simplesmente acrescentou o nome e o mostra com orgulho em sua página no facebook.
Foi funcionário público federal, começando pela Campanha Nacional de Alimentação Escolar, esteve na Delegacia em Goiás do Ministério da Educação e, quando foi extinta, passou para a Escola Técnica Federal de Goiás, depois transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica, por onde se aposentou, e que agora é Instituto Federal de Goiás, instituição que oferece ensino técnico e superior.
Com a chegada do Natal, resolveu presentear os filhos com os livros “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves, ambos com a participação do jornalista Jales Naves. Ligou na Editora Naves e adquiriu as duas obras. “Quero que eles conheçam a nossa história”, disse.
Caminhada
Filho de Neuza Maria Naves Teixeira, também goiana de Buriti Alegre, e de Natal Teixeira, goiano de Cumari, que foi pequeno produtor rural e motorista, trabalhando na empresa J. Naves, concessionária de veículos do tio Josino Naves, em Buriti Alegre, e na mineração Serra do Sul, em Goiânia, já falecidos, Luiz Humberto veio ainda criança para Goiânia. Estudou em diversas escolas: Instituto Meirelles (primário), Colégio Estadual São Judas Tadeu, Colégio São Geraldo Magela, Colégio São Nicolau, Escola Estadual Rui Brasil Cavalcante e Escola Técnica de Comércio de Campinas.
Como estava trabalhando no setor público federal, na área de educação, fez o Curso de Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, por onde se especializou em Informática Educativa.
Muito ligado ao político Iris Rezende Machado, que é da família Naves, teve uma única experiência na atividade partidária, quando se candidatou a Vereador em Goiânia, pelo então Movimento Democrático Brasileiro; ficou em 10º lugar, entre os candidatos do MDB.
Quatro Naves que não tem a assinatura da família: Bento Júnior, hoje coronel da PM, Iris Rezende, Luiz Humberto e Ana Paula

