A família Naves, uma das mais tradicionais do Brasil, que começou por volta de 1650, tem sua origem em Portugal. Há 375 anos, um jovem português, João de Almeida Naves, provavelmente já com o título de capitão, veio para a então colônia portuguesa, e se instalou na vila de São Paulo dos Campos de Piratininga, primeira denominação da cidade fundada como missão religiosa e um Colégio Real Jesuíta em 1554. Ali ele se casou com a brasileira Maria da Silva Leite, tiveram 10 filhos e deram início aos Naves no país.
João foi batizado no dia 17 de dezembro de 1624, na Igreja de Santa Maria Maior, em Fornos de Algodres, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, bispado de Viseu, em Portugal. Era filho de Baltazar de Almeida Naves e Maria Sebastiana Naves, nascidos por volta de 1600 e casados nessa igreja em 4 de dezembro de 1622.
Essa saga é a base do livro “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes e do jornalista Jales Naves, que será lançado nesta quarta-feira, dia 11, às 19h, no Bella Eventos, no setor Marista, em Goiânia. A iniciativa é da Câmara de Comércio Brasil Portugal Centro-Oeste, Sucursal de Goiás, como parte das comemorações em Goiás do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. No evento, haverá a apresentação do concerto intimista “Identidades”, com a cantora portuguesa Ana Lains e outros artistas em homenagem à cultura portuguesa.
Como posso adquirir
Já estão disponíveis, para os interessados em conhecer a trajetória dos Naves, dois livros, fruto de pesquisas e estudos, escritos pelos maiores especialistas no tema: “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves, ambos com a participação do jornalista Jales Naves.
Valor de cada obra: R$ 100,00. Para adquiri-los use o PIX 02600404104 ou deposite o valor, R$ 200,00, na Caixa Econômica Federal, Agência 1842, conta nº 637-7, em nome de Jales Rodrigues Naves, e envie cópia do depósito, com nome e endereço, para Editora Naves (jales@editoranaves.com.br) ou WhatsApp: 62 99975 4664, para remessa das obras.