Janeleide Naves de Oliveira 

Técnica em Radiologia Médica e se dedicando a trabalho voluntário como monitora ambiental em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, há 20 anos, a paulistana Janeleide Aparecida Naves de Oliveira tem ampliado os seus conhecimentos. Em 2005 ela concluiu o curso técnico de Hotelaria e Turismo e atua, há 10 anos, no Grupo de Escoteiros do Mar Guaravita 145 / SP, em São Sebastião, SP, com sede na Delegacia dos Portos dessa cidade. Ela é membro da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar)

Desde 2013 adotou o judaísmo, quando fez teshuvá, e é membro de uma comunidade judaica, Judaísmo Sem Fronteiras, frequentando uma sinagoga em São Paulo. É a única na família com essa prática, pois as irmãs são evangélicas. Em 2023 ela concluiu o Curso de Monitora Ambiental autônoma pela Fundação Floresta, de São Paulo.

DNA

         Há algum tempo Janeleide resolveu fazer um teste de DNA para entender melhor a sua ancestralidade. Com o resultado, descobriu que não tem ligação com os Naves, e, pela análise das informações, encontrou ancestrais judeus, tanto sefarditas e como asquenazes. “A minha maior ancestralidade é africana e parte é dos mozabites, da Argélia; a segunda maior é europeia – Espanha, Portugal, França e Itália”, disse

Voltando à questão do judaísmo, “descobri na minha ancestralidade, lado sefardita, um ancestral da família Bicudo, que faz parte da árvore genealógica dos Naves, e dessa forma acabei voltando para a família pelo meu avô, pai da minha mãe”, completou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.