A gestão cultural em Goiás ganhou um capítulo especial a partir da parceria entre o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e a cooperativa de crédito Sicoob UniCentro Br. Essa união permitiu a restauração e reforma dos espaços do IHGG na rua 82 com a rua 85, no setor Sul, com o surgimento da Casa Rosada de Goiânia. Esse espaço tem acolhido as principais mostras culturais da cidade e se tornado em referencial do turismo cultural na Capital, pela sua localização central e pela sua beleza.
Essa parceria, que aconteceu há três anos e representou o maior investimento em cultura da iniciativa privada em Goiás, no total de R$ 2,5 milhões, será comemorada nesta sexta-feira, dia 21, às 15h, com um café da tarde na sede do Instituto. O convite é assinado pelos presidentes do IHGG, Jales Guedes Coelho Mendonça, e do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia.
A restauração, quando o IHGG completou 90 anos de fundação, criou um novo ambiente de convivência e cultura na cidade. A Casa Rosada de Goiânia dispõe de três espaços especiais: a Sala Colemar Natal e Silva, na parte central, abrigando exposições periódicas de autores goianos; a lanchonete Café Brasileira Leo Lynce, no lado esquerdo; e, à direita, a agência dessa cooperativa de crédito, uma das maiores do Brasil, que nasceu nesta capital há 32 anos, administra R$ 8 bilhões de ativos e conta com 130 mil cooperados em quatro estados – Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins – e no Distrito Federal.