Haroldo Naves preside a FGM
Os descendentes de Pedro Silvério Naves, goiano de Morrinhos, que foi pequeno agricultor e comerciante, e faleceu em 2010, vão se encontrar em Goiânia neste sábado, dia 30, numa confraternização. O encontro está sendo organizado pelo filho Haroldo Naves Soares, que está concluindo, com sucesso, o seu quarto mandato como Prefeito de Campos Verdes, GO, é Presidente da Federação Goiana de Municípios e foi vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios. É membro do Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e secretário-geral do Diretório Estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Muito ligado à família, ele vai reunir seus irmãos e filhos, e já definiu a lembrança para eles: adquiriu 10 exemplares de cada um dos livros lançados pela Editora Naves – “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, da Universidade Federal de Uberlândia, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do economista Nilson N. Naves, ambos com a participação do jornalista Jales Naves.
Filho de Messias Brasiliense Naves, mineiro de Uberlândia, onde nasceu em 1883, em seu segundo casamento, com Maria José Pereira, Pedro nasceu em 1936, casou-se com Amélia Soares, natural de Pilar de Goiás e professora primária. Eles tiveram cinco filhos: Eliane, professora; Jales, comerciante, que faleceu em 1985, aos 23 anos, em Xambioá, TO, por afogamento no rio Araguaia; Sinomar, comerciante, Haroldo, empresário e político; e Divino, também comerciante.
Trajetória
Natural de Santa Terezinha de Goiás, onde nasceu no dia 24 de setembro de 1966, Haroldo mudou-se para Campos Verdes, onde teve farmácia e foi eleito em 2001 para seu primeiro mandato como Prefeito. Na época, ganhou a edição nacional do ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’ em 2002. Antes, ganhou o ‘Prêmio Mário Covas para o Prefeito Empreendedor da Região Centro-Oeste’, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em reconhecimento aos esforços para reaquecer a economia do município.
As iniciativas que adotou, resumidas em cinco pontos principais, reverteram o quadro local. As duas mineradoras, que funcionavam de maneira precária quando ele assumiu, ganharam a concorrência de outras 33 durante sua gestão. A história foi parar nas páginas dos livros ‘Uma Pedra no Caminho’, de Carlos Ribeiro, e ‘O Jeito Empreendedor de Governar’, de André Carvalho, com cinco casos de administração bem-sucedidos no Brasil.
Formado em Gestão Pública, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, Haroldo Naves prestou consultoria, ministrou palestras a respeito do assunto e foi ligado à Escola de Gestão Pública, que era parceira da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Da união da ABM, da CNM e da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) surgiu a Rede de Prefeitos Empreendedores, no começo de 2010. A colaboração do Sebrae, segundo explicou, foi fundamental para dar suporte ao projeto. “As boas práticas não são incentivadas no Brasil. Não valorizamos o que é positivo. A Rede de Prefeitos Empreendedores serviu para difundir as experiências de gestão que deram certo”, disse.
Novo Prêmio
Ao concluir o seu quarto mandato como Prefeito de Campos Verdes, que vai até o próximo dia 31 de dezembro, Haroldo Naves ganhou nesta sexta-feira, dia 29, no encerramento do III Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados, promovido pelo Instituto Brasileiro de Gestão por Resultados (IBGR), em Brasília, o Prêmio IBGR, conferido com base no Índice de Governança Municipal, do Conselho Federal de Administração.