Capa do livro sobre a genealogia da família Naves
Muito ligado à família e sempre interessado na história e na genealogia, o gestor público e empresário Haroldo Naves Soares decidiu dar uma nova dimensão aos encontros de seus familiares, que terá neste domingo, dia 30, em Varjão, GO, a sua 12ª edição: vai falar sobre as 11 gerações a partir do pioneiro, o português João de Almeida Naves. Natural da vila de Algodres, Portugal, em 1624, ele chegou ao então Brasil Colônia possivelmente em 1650, para participar do esforço de construção da nova nação. Ele se casou com a brasileira Maria da Silva Leite em São Paulo, SP, e tiveram 10 filhos, formando a família Naves brasileira. “Estamos comemorando os 375 anos dos Naves no Brasil, fato que consideramos de grande relevância”, disse.
Ele foi o primeiro a comprar as duas obras publicadas pela Editora Naves: “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves, ambos com a participação do jornalista Jales Naves. Leu os livros, adquiriu mais 10 exemplares de cada um (jales@editoranaves.com.br) e os distribuiu aos irmãos, filhos e sobrinhos no Natal de 2024; agora vai discutir com eles sobre o que leram e apresentar as 11 gerações formadas a partir do pioneiro.
A Editora Naves produziu para seu pronunciamento gráficos com as 11 gerações desse período, começando pelos pioneiros João de Almeida Naves e Maria da Silva Leite, mencionando as datas e os documentos já localizados; quando ainda não há um registro oficial, cita como uma data possível. Dentre esses, o registro de batismo do João, em 17 de dezembro de 1624, na igreja de Algodres, Serra da Estrela, bispado de Viseu, em Portugal, filho de Balthasar de Almeida Naves e Maria Sebastiana Naves.
Gerações
Citando João de Almeida Naves e Maria da Silva Leite como a primeira geração dos Naves brasileiros, coloca na segunda os 10 filhos do casal e destacando a sétima, Florência Naves da Silva, que nasceu em Santana de Parnaíba, SP, possivelmente em 1676. Ela se casou com Domingos Lopes da Silva, que nasceu em 1672 em Macacu, atual Angra dos Reis, RJ, e tiveram apenas um filho, que recebeu o nome do avô materno, que integra a terceira geração.
Também natural de Santana de Parnaíba, de 1715, João de Almeida Naves, neto, casou-se com Luzia Moreira da Afonseca, de Taubaté, SP, de 1725, e eles tiveram oito filhos, constituindo a quarta geração dos Naves brasileiros. Desses, o quarto, João Naves Damasceno, possivelmente de 1760, de Lavras, MG, casou-se com a mineira de Prado, Anna Vittoria de São Thomé, e foi o único a dar sequência ao nome Naves, formando a quinta geração, com seus 12 filhos.
Haroldo descende de dois irmãos da quinta geração: Manoel Antônio Naves, de 1805, e Maria Rita Naves, de 1809, ambos de Lavras. Manoel Antônio se casou com a mineira de Bom Sucesso, Anna Rosa Sampaio da Silva, de 1806, e eles tiveram cinco filhos, sendo a primogênita Umbelina Rosa Naves, igualmente de Bom Sucesso. Maria Rita se casou com Alexandre Esmayel de Carvalho, também de Bom Sucesso, e tiveram oito filhos, sendo o sexto Francisco de Paula Naves. Umbelina Rosa e Francisco de Paula, que formam a sexta geração dos Naves brasileiros, casaram-se e tiveram sete filhos, sendo o terceiro Américo Brasiliense Naves, que integram a sétima geração.
Mineiro de Lavras, Américo Brasiliense casou-se com a conterrânea Maria Cândida de Mello e o casal teve seis filhos, dentre os quais o primogênito Messias Brasiliense Naves, e eles são da oitava geração. Messias Brasiliense se mudou para Morrinhos, GO, onde se casou com Maria José Pereira, e tiveram seis filhos, dentre os quais o caçula, Pedro Silvério Naves, que nasceu nessa cidade do sul de Goiás em 1936, e formam a nona geração.
Pedro Silvério casou-se com Amélia Soares, natural de Pilar de Goiás, de 1944, filha de José Ferreira Soares e Zulmira Elias de Jesus, e tiveram cinco filhos, que integram a décima geração dos Naves brasileiros: Eliane e Jales, nascidos em Itapaci, GO; Sinomar, Haroldo e Divino, naturais de Santa Terezinha de Goiás, GO; Jales Naves Soares, de 1962, faleceu em Xambioá, TO, em 1985. Haroldo Naves Soares, de 1966, é casado com Paulênia Lopes e tem cinco filhos: André Phillippe, Thayrine, Plinio Marcos, Nayara e Carlos Eduardo, que formam a 11ª geração dos Naves nascidos no Brasil.
Gráfica mostra as duas primeiras gerações da família Naves
https://www.aredacao.com.br/noticias/244697/haroldo-naves-falara-no-encontro-da-familia-sobre-11-geracoes

