Momento especial do Fórum Naves Brasil
Programado para apresentar o projeto do Festival Cultural Naves Brasil, por seu caráter ousado e inovador, com aprovação pelo Ministério da Cultura, ao atender as rigorosas exigências da Lei Rouanet, o Fórum Naves Brasil, realizado no sábado, dia 18, em Brasília, no San Marco Hotel, superou as expectativas de seus organizadores, como ressaltou a diretora Elvira Naves. Os presentes reafirmaram o entusiasmo de participar de eventos dessa natureza, avaliaram como muito positivas as iniciativas adotadas até agora e defenderam uma estratégia para ter maior presença de todas as regiões. Aplaudiram, em especial, o vídeo contando a trajetória nesses 375 anos de contribuição ao país, nos mais diversos setores, com a citação de Naves e seus feitos no período, e consideraram a proposta criativa e bem realista num momento em que o Brasil atravessa um momento delicado nas relações sociais e políticas.
As discussões, que representaram um momento especial de troca de experiências, tiveram a participação de Naves que se destacaram em suas atividades. Dentre eles, o advogado Rubens Naves, de um dos maiores escritórios de advocacia de São Paulo e especialista em Terceiro Setor; o empresário João Braz Naves, criador da Rodonaves e protagonista de uma história inspiradora; o médico Francisco Humberto de Freitas Azevedo, que se dedica, com sucesso, ao enfrentamento de doenças crônicas e degenerativas; Gilmar Alves da Silva, prefeito em três mandatos da cidade de Quirinópolis, GO, conhecido como tocador de obras; e o professor José Alberto Naves Cocota Júnior, doutor em Engenharia de Materiais, com experiência em Engenharia de Controle e Automação, ênfase em robótica, e que atualmente dirige a Escola de Engenharia de Ouro Preto, MG.
O cerimonial foi bem conduzido pela mestre de cerimônias Zenilda Carvalho.
As discussões nos grupos de trabalho
Entusiasmo
O fato marcante do Fórum foi o entusiasmo como os presentes se comportaram, buscando conhecimento e informações, o que ficou evidente na aquisição dos livros lançados pelo jornalista Jales Naves – que estava com a esposa, professora Heloisa Machado Naves –, como um dos autores de “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves. Na fila de autógrafos, o professor João Bosco Ribeiro, casado com a médica Mariza Naves, e que estava acompanhado do sobrinho Rodrigo Ribeiro Ferreira, bisneto de Jovelina Naves Costa – Bosco lecionou em universidades brasilienses e foi secretário do Planejamento do Governo de Goiás em 1985 e 1986. Também presente o genealogista Pedro Wilson Carrano de Albuquerque e sua esposa Maria Lúcia Matos Esteves, avós maternos da brasiliense Ana Luísa de Albuquerque Borges, da 15ª geração dos Naves brasileiros e que compareceu; estavam acompanhados da avó paterna Wanda Maria José Ungarelli Borges, da 13ª geração dos Naves nascidos no Brasil.
Ainda, o grupo de 12 familiares liderados por Joel Naves de Carvalho, que levou a esposa Maria da Glória Carvalho, a filha Joelma Naves de Carvalho, o genro Marcelo Scher e a nora Maísa Rosso Naves; as irmãs Maria das Graças Naves Lopes, Sônia Maria de Fátima Naves de Carvalho Cangirana e Maria Aparecida de Carvalho Naves Sousa; o irmão Antônio Celso Naves com a filha Gisela Coelho Naves; e o sobrinho Rogério Naves Sena, com o pai Geraldo Magela Sena e a sobrinha Juliana. Joel reafirmou seu espírito de liderança e solidariedade.

Rubens Naves
Outro destaque foram os grupos de trabalho, cada um expondo sua vivência e preocupação em aperfeiçoar o que estava sendo apresentado, em especial os jovens, que formaram uma mesa especial, mostraram suas sugestões e querem ter participação ativa, a partir de agora. Coordenando o grupo dos jovens, o escritor e professor Marcelo Aguiar dos Santos Sá e a gestora pública Daniela Naves Aguiar, que trabalha no Governo Federal, que levaram os filhos Vitor Naves Aguiar e Gabriel Naves Aguiar. Ajudaram nos debates o economista Lairton Galaschi Ripoll Júnior e a fonoaudióloga Catherine Dias Ferreira Ripoll, que levou a mãe Maria Elizabeth Dias Ferreira, cartorária em Porto Velho, RO, e os filhos João Pedro Naves Ripoll e Clarice Naves Ripoll; a fonoaudióloga Larissa Naves Ripoll Craveiro, com as filhas Isadora Naves Ripoll Craveiro, diretora de Marketing da MS Turismo e da Pousada do Pireneus, em Pirenópolis, GO, e Jordana Naves Ripoll Craveiro, filósofa, formada pela Universidade de Brasília (UnB), diretora da Moov Movimentação Cultural e Social em Localidades Carentes do DF Estrutural e São Sebastião; a jornalista Maria Luiza Naves Ripoll Maciel e o educador Wellington Mozarth Moura Maciel, com os filhos Henrique Naves Moura Maciel e Bianca Naves Moura Maciel.
Noutro grupo, o jornalista José Osório Naves, um dos maiores conhecedores de turismo no país e que lançou seus livros no Fórum, elogiou o formato adotado e os resultados alcançados. Ele estava acompanhado da esposa, advogada Clasmiranda Ansaneli Naves, e da filha, médica Luciana Ansaneli Naves, professora e pesquisadora da Universidade de Brasília. Na relatoria, a professora Fátima Rosa Naves, diretora da Faculdade Cidade, de Aparecida de Goiânia, GO, auxiliada pela advogada Maria Aparecida Elvira Naves, que foi secretária de Estado da Cidadania em Goiás, pela médica Olga Rabelo Naves, e pela servidora pública Eliza Mônica Naves, da Prefeitura de Goiânia e que representou, no Fórum, o filho, vereador Luiz Fernando Naves Sanches de Siqueira, o Sanches da Federal, da Câmara Municipal de Goiânia.

Vera Lúcia, João Braz Naves, Elvira, Chico Humberto e Shirley
Na mesa que reuniu os empresários João Braz Naves e Francisco Humberto, a presença marcante de suas esposas, Vera Lúcia Marabin Naves e Shirley Pontes, especialistas em comunicação, que opinaram quanto à melhor forma de viabilização do evento. Chico Humberto é filho de Joaninha Naves de Freitas Azevedo. João Braz Naves levou três sobrinhos: Adriana Cristina Salgado Mourão, filha de sua irmã Irani, o marido dela Silvano Mourão Filho, e Carina Siqueira. Em outro grupo de trabalho, o empresário Gilmar Alves, que estava acompanhado da esposa, Maria Zélia Teodoro Alves Silva, e o advogado Enoch José da Mata Júnior, filho de Ieda Alves Naves, e sua esposa, Kamila Dantas de Oliveira, aproveitaram suas experiências empresariais para direcionar suas proposições na dinamização do evento. Gilmar é o filho caçula de Anésia Naves da Silva.
Aniversário
Ao final do Fórum Naves Brasil os filhos da diretora Elvira Naves fizeram uma surpresa: convidaram a todos para a cobertura do hotel, para comemorar o aniversário dela, naquele dia.
No encerramento, o registro das presenças.

