Alair Naves com as filhas Thiene, Soraia, Denise e Juçara
Uma vida de muito trabalho, fé e esperança. Assim, Alair Naves Pinto Kager resume sua trajetória de 85 anos, sempre enfrentando dificuldades e as superando, com persistência e dedicação. Dentre as muitas lembranças, a do pai, José de Faria Pinto Filho, que tinha 14 anos de idade quando se encantou pela atividade circense, deixou a família paterna e traçou uma nova caminhada, ao acompanhar os artistas, numa época em que o circo e seus integrantes eram vistos com restrições. Os pais dele, José de Faria Pinto, escrevente no cartório de Franca, SP, e Guilhermina Silveira de Faria Pinto, modista, só mais tarde receberam uma carta do filho dizendo de sua opção – explicou que, se fosse pedir autorização, eles poderiam negar e por isso foi embora com o Circo Teatro 8 Irmãos Mello, tornando–se o Palhaço Aleluia.
Alair nasceu em Muriaé, MG, no dia 15 de abril de 1940 e praticamente não viveu na cidade. Sexta dos sete filhos do casal Alzira Naves Vieira Pinto e José de Faria Pinto Júnior, acompanhou a família na mudança para São Paulo e em suas andanças por esse Estado, Minas Gerais e parte do sul do país. Seu pai tinha duas funções no circo: nas matinês, para crianças e jovens, era o Palhaço Aleluia, que alegrava a garotada com suas estripulias e brincadeiras, e à noite dividia as palhaçadas com o papel de ator nas diversas peças que apresentou.
A opção pelo circo tornou a família sem um local específico para morar. Alzira, mineira de Uberaba, e José, paulista de Franca, casaram-se em Uchoa, SP, em 4 de novembro de 1929, e seus seis filhos nasceram em cidades diferentes: Tertuliana, a mais velha, em Cabo Verde, MG, em 1930; José Neto, em 1932, em Altinópolis, SP; Amor Naves em São José do Rio Preto, SP, em 1935; Altair, em Barretos, SP, em 1936; Alair, Muriaé, MG, em 1940; e Altamir Naves Vieira Pinto, em Araraquara, SP, em 1942. Dos filhos, Tertuliana, conhecida como Telly, foi cantora, mas não seguiu a carreira; e Altair Lima consagrou-se como ator em suas apresentações no rádio, teatro, cinema e televisão, e como empresário bem-sucedido na área.
Alair e Francisco, no casamento
Caminhada
Alair Naves organizou sua vida nesse meio, acompanhando a família nas viagens, até a morte do pai, aos 46 anos, em 1949, quando ela tinha nove anos; a mãe, Alzira, católica, decidiu se fixar em São Paulo, no bairro de Moema, onde criou a família e trabalhou – foi servidora do Instituto Biológico de São Paulo, centro de pesquisa e formação de cientistas para a área de sanidade animal, vegetal e proteção ambiental. Ali se aposentou e teve seu trabalho reconhecido.
Alair se casou com Francisco Kager Filho, nascido em São Paulo em 5 de dezembro de 1930, filho de Franz Kager, austríaco, e Olga Regina Basuto Presti Kager, italiana de Veneza. O marido, que faleceu aos 51 anos, tinha uma pequena fábrica que produzia peças para motos e carros, dando continuidade ao trabalho implantado pelo pai.
Ela trabalhou na Metalgráfica Canco S/A, pela qual foi eleita Rainha do Comércio, em 1960, em São Paulo; na fábrica de bicicletas Monark S/A e na H2R Pesquisas Avançadas. Formou-se em Administração na Faculdade Ibirapuera, em 1981. Trabalhou, ainda, como vendedora ambulante, para o Círculo do Livro.
Filhos
Alair e Francisco tiveram quatro filhas – Juçara, Denise, Soraia e Thiene, todas nascidas em São Paulo:
Juçara frequentou a Escola Estadual de Segundo Grau Padre Manoel de Paiva, trabalhou na Prefeitura de São Paulo, é formada em Pedagogia e História e professora de artes, gosta de animais, estando montando uma Organização Não Governamental para cuidar dos bichinhos, e mora em Diadema, SP.
Denise é coordenadora de escola e tem dois filhos com Paulo Sérgio Martins: Artur, 34 anos, que trabalha numa ONG que apoia atletas em São Paulo, e Mateus, 30 anos, formado em Engenharia Militar e que trabalha numa academia.
Soraia mora em Roma, na Itália, onde é fisioterapeuta.
Thiene estudou na Escola Estadual Professor José Vieira de Moraes, é professora, trabalha na Prefeitura de São Paulo e foi recreadora no PlayCenter – fez Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), especializando-se em Atividade Física Adaptada e Saúde, no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), e estudou Educação Física na Universidade Nove de Julho (Uninove)
Eleita Rainha dos Comerciários